Cultivo com hidroponia

0
118
Cultivo com hidroponia
Site do Café

Cultivo com hidroponia

Hidroponia é um termo que se origina da palavra grega hidrophonos, que significa “trabalho com água”. Este termo foi empregado pela primeira vez em 1935, pelo Dr. W. F. Girke. Na prática, pode ser aceito como significando o cultivo ou o trato de plantações mas, o que é mais importante, por ser a sua característica, sem que sejam utilizados solos ou terras para a sua fixação. Desta forma, o cultivo deve ser realizado em soluções compostas por nutrientes químicos, colocados na água, com os quais os vegetais se nutrem.

Deve ser ressaltado que os produtos obtidos com o emprego da hidroponia ou hidrocultura, como também é conhecida, são vegetais sadios, limpos e livres de quais quer terras ou detritos, apresentam uma ótima qualidade e valor nutritivo, além de serem livres de agrotóxicos.

Devido às qualidades dos produtos cultivados através desse processo, os vegetais obtidos costumam ser comercializados por valores mais elevados do que os produzidos pelos sistemas tradicionais, com o uso da terra.

Por esse processo, podem ser cultivadas, durante todo o ano, uma grande variedade de plantas de diversos gêneros, entre as quais podemos destacar as seguintes:

– Frutas – mamão, abacaxi, uva, morango, melão etc.;

– Hortaliças – alface, agrião, alcachofra, alho-poró, brócolis, couve-flor, chicória, escarola, pimentão, repolho, rabanete, rúcula, tomate etc.;

– Plantas condimentares – entre os quais se destacam o cheiro-verde, cebolinha, manjericão, mostarda, pimenta malagueta, salsa etc.;

– Flores – antúrios, copo-de-leite, cravos, crisântemo, gerânio, boca-de-leão, Hortência, orquídeas, rosas etc.;

– Forrageiras – alfafa, cevada, centeio, sorgo, azevém, triguilho etc.;

– Outras – feijão, batata, inhame, abobrinha etc.

Deixe uma resposta