Coronavírus: Abic garante que mercado interno de café segue normal

0
5
Site do Café

Segundo a entidade, setor relata maior consumo doméstico devido ao fechamento de comércios

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) garante que o abastecimento de café no mercado interno continua normal, mesmo em meio ao cenário de pandemia do coronavírus. De acordo com o presidente da associação, Ricardo de Souza Silveira, o recebimento de matéria-prima está regular, garantindo a fabricação das indústrias associadas à ABIC, que representam mais de 85% do café industrializado no Brasil.

Em relação ao consumo, Silveira não prevê queda, mas apenas uma mudança no hábito do consumidor. “As pessoas deixarão de consumir fora do lar, já que não podem frequentar cafeterias, padarias, bares e restaurantes, porém deve aumentar o consumo doméstico”, ele diz ao ressaltar que o café é sinônimo de convívio social.

Dados da ABIC apontam que o café é consumido em 97% dos lares brasileiros, sendo o café torrado e moída a principal demanda. Já o consumo em cápsulas tem apresentado crescimento moderado, porém, em volume, ainda é menor que o café coado.

“O consumo de solúvel, no mercado interno, é relativamente pequeno, utilizado principalmente no café da manhã com leite, inclusive em função da pressa cotidiana das pessoas, que com o isolamento fica menor”, ele explica.

Sobre as precauções que o setor têm tomado para evitar a proliferação do coronavírus, Silveira destaca que este é um risco pequeno, visto que as empresas são altamente tecnológicas na área industrial e nas demais áreas, havendo pouco contato físico com a matéria-prima e produto final. “Vale lembrar que grande parte das indústrias tem comercialização através de delivery, o que ajuda muito num momento como esse”, diz.

site do café

Deixe uma resposta