Combates às Doenças e Parasitas das Plantas Frutíferas

0
128
Site do Café

Combates às Doenças e Parasitas das Plantas Frutíferas

Entre as doenças e parasitas que atacam as plantas frutíferas, temos:


– mal de sigatoga – bananeira;
 
– antracnose – mamão, manga, uva, etc.;
 
– entomosporiose – marmelo;
 
– ferrugem – araçá, figo, jabuticaba, goiaba, pêssego;
 
– gomose – plantas diversas;
 
– melanose – laranjas;
 
– verrugose – laranja, abacate;
 
– sarna – ameixa, maçã, pêra, pêssego.

A “calda bordaleza”, embora um “remédio” antigo é um dos mais eficientes no combate a essas e outras doenças. Também a “calda sulfocálcica” a 12% é usada para pulverização preventiva, logo após a poda e antes do início da brotação. Existem no mercado outros produtos a disposição do agricultor, mas qualquer utilização só deve ser feita após uma consulta a um agrônomo ou técnico agrícola.

As parreiras, marmeleiras e figueiras devem ser pulverizadas com calda bordaleza a 1%, várias vezes durante o seu ciclo vegetativo. É aconselhável uma pulverização com calda bordaleza a 1% em abacateiro, araçazeiros, goiabeiras, laranjeiras, mamoeiros, mangueiras, pessegueiros, etc., logo que os frutinhos já estejam formados, para protegê-los.
Os frutos podem ser protegidos das moscas das frutas, pulgões, cochonilhas, ácaros, etc., com pulverizações de inseticidas ou envolvendo-os com saquinhos de papel, principalmente contra as moscas, quando ainda pequenos ou na época do amadurecimento.
Outras pragas que atacam as plantas frutíferas são as brocas, que nelas penetram pelas pontas finas (ponteiros) passando depois para os galhos grossos, como acontece nas laranjeiras; diretamente no tronco, como nas goiabeiras e jabuticabeiras, ou nas raízes das bananeiras.
Quando as brocas estão nos galhos finos, basta cortá-los e depois queimá-los, liquidando com as larvas, ao passo que quando no tronco, devemos raspá-lo até encontrarmos as larvas, para matá-las. Quando, porém, elas estão em galerias profundas, dentro do tronco, devemos inundar essas galerias com formicida e depois tampá-las para que as larvas morram.
Podemos, também, proteger as frutas colocando-as dentro de saquinhos de plástico, pois isso evita o ataque de pragas, doenças e de alguns pássaros e morcegos. Elas devem ser ensacadas novas, quando ainda estão do tamanho de uma azeitona.
Formigas, principalmente saúvas e quém-quém, são grandes inimigas dos pomares. Devem ser combatidas, o que pode ser feito com iscas especiais pois, em uma só noite, podem causar grandes estragos e enormes prejuízos, não só nos pomares mas também em outras plantações.

Deixe uma resposta