Citronela – Repelente natural para mosquitos e borrachudos

0
111
Citronela - Repelente natural para mosquitos e borrachudos
Site do Café

Citronela – Repelente natural para mosquitos e borrachudos

A citronela-de-java, também conhecida somente como citronela, é uma planta aromática que fornece a matéria prima (óleo) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos, sendo muito eficiente nesta função. Sua composição química é, principalmente, feita de geraniol e citronelal.

No mercado, podemos encontrar vários produtos feito a partir da citronela, entre eles podemos destacar:

–   pomadas e óleos repelentes, utilizados por pessoas que moram ou vão passar por regiões com grande incidência de mosquitos e borrachudos;

– velas utilizadas como repelente para mosquitos e borrachudos. Acender velas que contenham o óleo da citronela garante um ambiente livre de mosquitos e borrachudos, enquanto o vapor emanado da vela estiver espalhado no ar.

O cultivo da citronela-de-java deve ser feito em solos férteis, ricos e úmidos. Prefere climas úmidos e que apresentem uma boa regularidade no regime de chuvas. As principais variedades cultivadas são a lenabatu e a mahapengiri, que se adaptou bem às condições de clima e solo do estado de São Paulo.

O plantio deve ser feito entre outubro e novembro, pouco antes do início das águas. A colheita acontece várias vezes por ano, pois é uma planta que pode ser cortada várias vezes, produzindo cerca de 120kg de óleo por hectare.

O espaçamento indicado é de 1m entre as plantas e 50cm entre as linhas, tornando-se necessário cerca de 14000 mudas/ha. A variedade mais cultivada é a mahapengri, que se adaptou melhor às nossas condições de clima e solo.

A comercialização da produção é normalmente feita através da venda do óleo essencial para laboratórios farmacêuticos, para a produção dos repelentes, em escala industrial. Apesar disso, muitos produtores comercializam este produto através da industrialização própria, instalando uma pequena fábrica de velas ou contratando o serviço de terceiros, para a fabricação de velas-repelentes. Existe, ainda, a possibilidade da fabricação de incenso, que, além de deixar o ambiente agradavelmente perfumado, ainda conta com a vantagem de “espantar” os mosquitos e borrachudos.

Em localidades como Ilhabela, no litoral do estado de São Paulo, onde a incidência de mosquitos e borrachudos é muito grande, o consumo de produtos à base de citronela é bem grande, criando um mercado consumidor bastante atrativo.

Deixe uma resposta