Centrifugação no processo de fabricação do mel

0
124
Centrifugação no processo de fabricação do mel
Site do Café

Centrifugação no processo de fabricação do mel

A centrifugação é o melhor processo para a extração do mel dos favos. Deve ser feita com toda a técnica e higiene possíveis, para evitar alterações na qualidade do mel, pois ele absorve cheiros estranhos e a umidade do ar favorece sua fermentação, provocando a perda da sua viscosidade, tornando-o fino e ralo, além do perigo de ele azedar.

Por esses motivos, só devemos utilizar vasilhas, todos os materiais e ferramentas bem lavados e esterilizados, principalmente na centrifugação e embalagem.

Centrífugas

São aparelhos destinados a extrair, por centrifugação, todo o mel contido nos favos, mas sem estragá-lo, para que possa ser reaproveitado na colméia. Existem dois tipos principais de centrífugas, que veremos a seguir.

– Centrífugas radiais

São as melhores, porque são mais rápidas e eficientes, extraindo todo o mel em uma só operação.

– Centrífugas tangenciais

Só extraem o mel de um lado do favo, sendo necessário virá-lo para extrair o mel do outro lado, dando mais trabalho e exigindo mais tempo. São, por isso, chamadas também de reversíveis. Além disso, podem ainda quebrar os favos, justamente no meio da operação, quando ficam vazios de um só lado e ainda cheios do outro. Os quadros devem ficar na parte de cima virada para fora e a parte de baixo para o centro do tambor. Devemos colocar os quadros de maneira a manterem o equilíbrio na centrífuga.

Embora existam máquinas centrifugadoras de vários tamanhos, aconselhamos as pequenas, pois resolvem bem o problema. Existem centrífugas manuais e com motor elétrico, cuja velocidade de centrifugação pode ser controlada.

Os favos são colocados na centrífuga em lugares próprios, a máquina começa a girar lentamente, sendo sua velocidade aumentada gradativamente até atingir o máximo, quando já foram extraídos cerca de dois terços do mel. Quando os favos ficarem transparentes é porque todo o mel já saiu.

Deixe uma resposta