A Cana-de-Açúcar

0
108
A Cana-de-Açúcar
Site do Café

A Cana-de-Açúcar

A cana-de-açúcar é plantada em todo o país, com exceção da região Sul. O Brasil é um país com uma vocação histórica para esse plantio, vocação essa, oriunda da época da colonização portuguesa. A plantação da cana teve como finalidade original a produção de açúcar. Quase a totalidade do açúcar produzido no Brasil é proveniente da cana, apesar disso, a produção do álcool de cana, com o passar dos anos, foi tornando essa cultura ainda mais atrativa.


Com o advento do carro à álcool, no final dos anos 70 e dos incentivos dados a produção do álcool hidratado, a produção nacional passou a ser a maior do mundo.

A cana é uma planta que prefere climas quentes, úmidos e livre de geadas. O solo não deve ser ácido, de preferência os massapés e terras roxas. Nos solos arenosos a sua plantação torna-se mais difícil, a planta não cresce muito, mas produz bastante açúcar.

A análise do solo é sempre necessária e em caso de ser constatada sua acidez, deve ser feita a calagem.

A plantação
O solo deve ser preparado com aração de 25 a 30 cm de profundidade e depois gradeado. O plantio deve ser feito nos sulcos. Em terrenos inclinados, a aração deve ser feita em curvas de nível. Em terras de derrubadas, o plantio deve ser feito em covas. Quando a plantação for substituir uma antiga, a palhada deve ser queimada e o terreno deve ser, novamente, arado e gradeado.

A adubação pode ser feita com adubos orgânicos, estercos ou compostos ou mesmo com adubos químicos. O plantio pode ser feito através de plantadeiras, que sulcam, adubam, colocam os roletes (pedaços de cana com 2 a 3 gemas) nos sulcos e os cobrem com 8 a 10 cm de terra. Além desta forma, existe o plantio manual, muito mais comum nas plantações brasileiras. Deve haver um espaçamento de 1,50m entre linhas e de 10 a 15 cm entre os roletes na mesma linha. Para a produção de forragens, o espaçamento das linhas pode ser de 1m. A primeira capina deve ser manual e a segunda com cultivador, sendo completada com a enxada.

O plantio pode ser feito de setembro à novembro, produzindo as “canas de ano” ou de janeiro à março, produzindo as “canas de ano e meio”.

O corte pode ser feito com colheitadeiras ou manual e as canas devem ser transportadas para as usinas o mais rápido possível, pois em 48 horas após o corte começa a inversão da sacarose (fermentação).

Deixe uma resposta