Bela e cafeinada – Grão é bom para a pele, cabelo e corpo

0
43
Bela e cafeinada – Grão é bom para a pele, cabelo e corpo
Site do Café

Bela e cafeinada – Grão é bom para a pele, cabelo e corpo

Originário da Etiópia, o café chegou ao Brasil ainda no período colonial, trazido pelos portugueses. No século 19, foi responsável por um período de prosperidade econômica do país e ainda hoje é considerado uma preferência nacional. E engana-se quem acha que o lugar dele é somente na cozinha. Provamos que, quando o assunto é beleza, o grão é capaz de mostrar todo seu ecletismo, tornando-se protagonista de diversos tratamentos estéticos, que vão dos pés aos fios de cabelo. Hidratação capilar, massagem corporal, esfoliação para os pés. São diversas as opções!
A dermatologista Kaliandra Cainelli, da Dermais Clínica de Beleza, explica que essa versatilidade pode ser explicada por seu efeito anti-inflamatório, que tem reflexos em todo o corpo: “o café atua sobre a circulação, aumentando o fluxo de sangue. Isso evita um acúmulo de toxinas e melhora a oxigenação, o que diminui todo tipo de inflamação, desde acne até celulite.

Cabelo

Os fios também podem sair ganhando com o uso da bebida em máscaras, como destaca Sonia Nesi, que tem um salão que leva o seu nome. “No nosso tratamento, a máscara de capuccino recupera os fios desgastados. O xampu não contém sal, o que equilibra o PH da fibra capilar. Em seguida, aplicamos o condicionador, que deposita os ativos energéticos do café, cravo, canela e chocolate nos fios”. E até o crescimento do cabelo é favorecido: “pesquisas recentes indicam que a cafeína age no metabolismo celular, estimulando o crescimento dos folículos pilosos, dando mais força aos fios e evitando a queda de cabelo”, conta a hairstylist Maria Nazaré Souza, do Salão Jacques e Janine. E, para quem não é muito fã do aroma do grão, ela dá uma dica: “se for fazer uma máscara caseira, opte por café solúvel, porque o café em pó tem cheiro mais forte. Depois, é só usar xampus e condicionadores com perfumes mais agradáveis”.

Rosto

O grão também mostra o seu valor na pele do rosto. “O café é um antioxidante natural, porque é rico em flavonoides, compostos bioativos que protegem a derme do efeito dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro”, explica Marcelle Cunha, fisioterapeuta dermatofuncional da Clínica Arthys (máscara da foto ao lado). Já a máscara com borras de café (foto abaixo) é ótima para tirar olheiras, garante Catiana Ferreira, esteticista do Viver Zen Spa Urbano: “ela é indicada para bolsas sob os olhos e para clarear a pele, suavizando manchas. A cafeína presente no pó do café possui propriedades clareadoras e firmadoras”.

Corpo

O café ajuda a diminuir a retenção linfática, melhorando o inchaço e o temido aspecto de casca de laranja no corpo. “A celulite é uma inflamação crônica, marcada pela gordura aprisionada nos tecidos, que dificulta a renovação celular”, explica a dermatologista Kaliandra Cainelli. Já existem tratamentos com ingredientes industrializados, como a esfoliação à base de sulfato de silica, semente de uva, cavalinha e café, do Goa Health Club (foto), mas a médica afirma que é possível fazer com ingredientes caseiros, como borra de café: “É importante, no entanto, não ultrapassar a frequência de duas vezes na semana. Esfoliada em excesso, a pele fica ressecada, porque perde a matriz lipídica, uma gordura necessária à derme. A esfoliação pode ser feita também na foliculite, comum no bumbum de muitas mulheres”.

Receita de creme de Café contra Celulite

O café possui a cafeína que, além de dar mais energia, ajuda a queimar as gordurinhas

Um dos maiores benefícios do café para a pele é sua ação contra a celulite e a pele casca de laranja. Especificamente, a cafeína aplicada sobre a pele possui a capacidade de reativar a circulação sanguínea, facilita o rompimento dos acúmulos de tecidos lipídicos e aumenta os níveis de moléculas que queimam as gorduras no corpo. Hoje em dia são muitos os géis e cremes redutores que incorporam a cafeína como um de seus principais componentes para combater a celulite e contribuir para a firmeza da pele.

ingredientes

• Pó de café usado (borra)
• Azeite
• Filme plástico para embalar alimentos

modo de preparo
• Misturar a borra de café ao azeite até ficar com uma consistência cremosa (não líquida) e granulada
• Levar ao micro-ondas por 20 segundos
• Aplicar nas regiões afetadas pela celulite e cobrir com o filme plástico
• Deixar agir por 30 minutos e retirar em um banho morno

O tratamento pode ser feito duas vezes por semana, mas não se esqueça de praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável!

Deixe uma resposta