As Raças de búfalos

0
111
As Raças de búfalos
Site do Café

As Raças de búfalos

Existem muitos tipos e raças de búfalos, espalhadas por todo o mundo, tanto os chamados búfalos domésticos quanto aqueles que ainda vivem em estado selvagem. Nesta segunda condição, encontramos na Índia e Sri Lanka, o búfalo da raça Arni. Em outras regiões, principalmente nas Filipinas e Indonésia, encontramos as raças Tamarao e a Anoa, respectivamente.

Para fins comerciais e industriais, existem as chamadas raças domésticas, criadas em regime intensivo, semi-intensivo ou extensivo e podem ser destinadas à produção de carne, leite ou mista (carne e leite).

A espécie de búfalos domésticos (bubalus bubalis) apresenta uma divisão que norteia os rumos das criações, de acordo com as características dos animais. Sob este ponto de vista, os búfalos se dividem em búfalos de rio e búfalos de pântano.

Os búfalos de rio são mais indicados para a produção de carne e leite, sua pelagem é predominantemente preta e são encontrados em praticamente todas as regiões do planeta. Neste grande grupo de búfalos, são encontradas as raças

– Murrah;

 – Jafarabadi;

– Nili-Ravi;

– Mehsana;

– Toda;

– Tarai;

– Manda;

– Kalandi;

– Desi;

– Jerangi;

– Kundi;

– Pandharpuri;

– Sambalpur;

– Kanara do Sul.

Os búfalos de pântano são mais apropriados para trabalhos de tração e muito utilizados em países asiáticos, para este fim. A raça mais importante do grupo de búfalos de pântano é a Carabau, considerada a melhor para ser utilizada como força de tração. As raças desse grupo apresentam vários tipos de pelagem como a vermelha, malhada e cinza-escuro.

Uma raça de grande importância, desenvolvida da Itália e que já se espalhou por diversas regiões do mundo é a raça Mediterrânea, que também é criada no Brasil.

Existe a possibilidade e a prática de cruzamento entre as raças de búfalos mas não é possível efetuarmos o cruzamento entre bubalinos e bovinos, pois há uma incompatibilidade ou barreira genética, ou seja, uma diferença no número de cromossomos entre bovinos e bubalinos que inviabiliza a produção de um híbrido.

Atualmente, há uma crescente preocupação no aprimoramento ou especialização das raças de búfalos, principalmente visando a produção de carne. Apesar disso, as melhorias genéticas já alcançadas pela criação da raça mediterrânea e do aprimoramento da Murrah, por exemplo, beneficiaram mais a produção leiteira do que a de carne.

Deixe uma resposta