×

As criadeiras utilizadas na criação de escargots

As criadeiras utilizadas na criação de escargots

As criadeiras utilizadas na criação de escargots

Para evitar os efeitos, às vezes desastrosos, das altas temperaturas sobre os escargots e para diminuir a ação dos raios solares sobre os galpões, elevando sua temperatura interna, podemos lançar mão de alguns recursos simples e baratos para evitar ou diminuir as conseqüências desses problemas. Entre elas, podemos citar:

– construir galpões abertos e bem arejados, mas protegidos dos ventos, do sol, das chuvas e do frio e que possam ser fechados por cortinas, quando isso for necessário; – caiar o telhado do galpão, de branco, pelo seu lado de fora pois, assim, os raios solares que sobre ele incidam são parcialmente refletidos, diminuindo bastante a sua absorção, o que significa uma diminuição do calor interno do galpão, em até 5 ºC.

Resumidamente, o objetivo do controle da temperatura é fazê-la baixar no verão e evitar a perda de calor no inverno. Nos climas em que as diferenças de temperatura no verão e no inverno são muito acentuadas, o criador pode pensar em usar na construção do galpão, um isolamento térmico do teto e paredes, empregando para isso, fibra de vidro, cortiça, asbestos, placas de isopor, madeira, etc.

Ventilação e aeração

A ventilação não é importante apenas porque ajuda no controle da temperatura. Ela o é, também, porque significa maior oxigenação do ambiente, sendo que os escargots necessitam de bastante oxigênio para viver. Uma ventilação bem controlada pode fornecer um ar sempre puro aos escargots e está intimamente ligada à umidade, um dos fatores mais importantes na criação desses animais.

Um excesso de ventilação faz baixar a umidade dentro do galpão, o que é grandemente prejudicial, pois os escargots necessitam de mais de 80% de umidade relativa do ar, sendo 86% o ideal.

Mais perigoso ainda, do que um excesso de ventilação, temos as correntes de ar ou ventos que possam penetrar no galpão porque, além de fazerem diminuir a umidade do ar, ainda provocam um ressecamento no tegumento (pele) dos escargots. O controle da ventilação pode ser feito de maneira natural, com o uso de janelas, respiradouros, lanternins, etc.

Podemos usar, também, com o mesmo objetivo, meios artificiais como exaustores, por exemplo.