Anguilula: alimento para peixes e outros animais

0
164
Anguilula: alimento para peixes e outros animais
Site do Café

Anguilula: alimento para peixes e outros animais

A anguilula (Anguilula silusiae) é um microverme fino, um nematóide ou verme cilíndrico, comprido e com as extremidades afiladas. Mede até 2,5mm de comprimento. É indicado como alimento, não só para pequenos peixes, mas também para outros animais.

Criação

Para criar esse verme devemos colocar, em um recipiente de vidro, uma camada de pó de café já usado e, sobre ela, uma outra camada de pasta de aveia cozida na água, na proporção de 1 xícara de água para 12 de aveia em flocos ou em pó.

Colocamos um certo número de anguilulas sobre essa camada de aveia, cobrimos com uma lâmina de vidro e, hermeticamente, fechamos o recipiente. De 2 em 2 dias, molhamos o vidro sobre a massa, para mantermos uma certa umidade. Cerca de 8 a10 dias depois, começam a aparecer pequenas anguilulas sobre essa lâmina de vidro. Elas já podem ser coletadas e dadas aos peixes ou outros animais que apreciem alimentos vivos. Se elas não forem colhidas em dois dias, descem para o fundo do recipiente e morrem em 48 horas.

Além disso, devemos colocar sobre a massa, uma colher de sopa de leite, com intervalos de alguns dias entre uma e outra, para que a criação seja mantida em boas condições.

Podemos usar, também, uma caixa de plástico medindo 30 a 40x30x20cm, que tenha uma tampa para fechá-la, mas que fique bem vedada.

– A camada de aveia com ou sem a de pó de café deve medir mais ou menos 10cm de espessura.

Outro fator importante na criação desses vermes é a temperatura, que deve ser de 20 a 25°C, e melhor, acima de 26°C, pois isso concorre para que os vermes se reproduzam com maior rapidez.

– Como eles são hermafroditas, não há necessidade de nos preocuparmos com os problemas dos sexos desses animais ou de reprodução sexuada.

Podem ser facilmente recolhidos com uma lâmina de barbear ou então com uma escovinha transparente e limpa, pois sobem pelas paredes ou lados do recipiente em que se encontram e de onde são retirados.

– Esses vermes podem permanecer vivos na água, por alguns dias, onde são caçados por peixes e outros animais.

Deixe uma resposta