Abelhas – enxameamento artificial

0
116
Abelhas - enxameamento artificial
Site do Café

Abelhas – enxameamento artificial

Para obtermos novas colmeias, temos vários métodos entre os quais: escolhermos uma colmeia forte, com muita cria madura que, dentro de 10 dias darão novas operárias; apesar disso, para reforçá-la, introduzimos, em sua melgueira, outros quadros com cria madura, retirados das alças de outras colmeias, para aumentar ainda mais o número de abelhas; pegamos os quadros que tiramos da alça da colmeia na qual estamos trabalhando ou reforçando e os colocamos na colmeia da qual tiramos os quadros com cria, para reforço

Em uma semana, a colmeia tratada estará com uma grande população. Tiramos, então, do seu ninho, quatro favos com cria e um com mel, todos cobertos com abelhas, inclusive a rainha e os colocamos em uma colmeia pequena, para cinco quadros, com uma lateral com tela para ventilação mas tampamos antes, o seu alvado, para as abelhas não saírem e a conservamos em local escuro, por 48 horas. Depois a levamos para o seu local definitivo, abrimos o alvado e tampamos a tela com uma tábua.

Quando as campeiras começarem a voar, essa colmeia nova começará a ter vida normal, principalmente com os reforços. Na colmeia antiga, retiramos todos os quadros com cria nova não operculada e os substituímos por cria nova italiana, pois assim as operárias puxarão realeiras para criarem nova rainha (a sua foi levada para a colmeia pequena) e dessas larvas sairão rainhas italianas dentro de 15 a 16 dias e, em 30 dias, começarão a nascer suas filhas italianas, se a rainha for fecundada por zangão italiano puro. Quando precisarem de zangões, as abelhas puxam celas maiores, especiais para eles, não respeitando o gabarito da cera alveolada que lhes fornecemos.

Quanto à colmeia antiga, deixamos as operárias puxarem realeiras, mas só em favos de cria italiana, para que ela, aos poucos, vá se italianizando, desde que a nova rainha seja fecundada por zangões italianos puros.

A introdução de abelhas ou quadros, logicamente tirados de outras colmeias, deve ser feita no mínimo 40 a 60 dias antes do começo da florada, para que a colmeia fraca tenha tempo de ficar forte e ainda aproveitá-la para colher néctar e pólen e fazer mel para seu desenvolvimento e suas reservas. Também é importante que a colmeia forte tenha tempo para se recuperar da perda das crias. Quando a colmeia é muito fraca, com poucas abelhas, o melhor é uni-la a uma forte.

Deixe uma resposta