A fruta-pão

0
66
A fruta-pão
Site do Café

A fruta-pão

De clima tropical, é uma bonita árvore de alto porte, chegando a 10 ou 12m de altura. É de grande valor em um sítio, chácara, fazenda ou mesmo num bom quintal pois sua fruta, de grande tamanho, é comida cozida, frita ou assada, substituindo o pão na mesa e, ainda, produz uma boa farinha.

Existem dois tipos de fruta-pão: uma com sementes e outra sem sementes, chamada fruta-pão de massa. Produz bem em praticamente todos os solos e regiões, desde o Amazonas até o sul de São Paulo.

Entra em produção aos 3 anos, chegando a dar 100 ou mais frutos por pé. A plantação da variedade com caroço é feita por sementes que devem ser enterradas a 2cm de profundidade, em uma cova de 50x50x50cm, adubada com 20 litros de esterco ou composto bem curtidos, dando-se a germinação em 21 dias. Pode ser reproduzida, também, por alporquia. A variedade sem caroço é multiplicada pelo seguinte método:

1- descobrir uma raiz de 2cm de grossura;
2- fazer um anelamento, isto é, tirar a casa deixando, em volta da raiz, como se fosse um anel;
3- pegar um saco plástico, adaptá-lo em torno do local descascado, encher de terra bem adubada ou de terra vegetal, amarrar a outra boca do saco fixando-o à raiz e aguardar a brotação de novas raízes no local do anel;
4- depois de “pegada”, cortamos a raiz já brotada e a plantamos da mesma forma que o fazemos para a variedade sem caroço, ou seja, em uma cova de 50x50x50cm, adubada com 20 litros de esterco ou composto bem curtidos, misturando com a terra saída da superfície da cova.
Espaçamento: 10x10m.
Deve ser plantada por brotos ou rebentos que saem das raízes.

Deixe uma resposta