A cebola

0
114
A cebola
Site do Café

A cebola

A cebola é uma das hortaliças mais cultivadas no Brasil. Prefere solos férteis ou bem adubados, leves e drenados, com pH próximo de 6. A utilização da irrigação aumenta bastante a produtividade desta cultura. Adapta-se bem a quase todos os tipos de clima, desde que a amplitude térmica não seja muito grande e que as temperaturas mínimas não sejam muito baixas. Prefere temperaturas que variem de 15 a 25 ºC nos primeiros 4 meses após a semeadura, dependendo da variedade plantada. É cultivada, praticamente, em todo o Brasil. Uma característica muito peculiar da cebola é o seu grau de exigência no que diz respeito ao comprimento do dia. Cada variedade exige um número mínimo de horas de luz por dia.

Pode ser semeada durante todo o ano, devendo o produtor tomar cuidado, apenas, de escolher e plantar a variedade mais indicada para cada época. Devem ser semeadas cerca de 5g de sementes por metro quadrado, na sementeira que deverá estar devidamente adubada.

O transplante para o local definitivo deve acontecer de 30 a 45 dias após a semeadura. Para plantio em canteiros, o espaçamento recomendado é de 25cm entre as linhas e 12cm entre as plantas. Em grandes plantações, o espaçamento deverá ser de 45cm entre as linhas e de 7cm entre as plantas. A colheita acontece quando as folhas estiverem secas, pois não se colhe cebola com a folhagem ainda verde. O tempo que leva para estarem “no ponto” para a colheita, depende muito da variedade, pois existem grandes diferenças entre elas, no que diz respeito ao tempo necessário para a colheita.

No local definitivo, a adubação deve ser feita após uma análise de solo. Deve ser constatada a necessidade de cada nutriente para que se possa adubar ou fertilizar a terra da melhor e mais eficiente maneira. A cebola é muito sensível à acidez, por esse motivo a análise do solo é imprescindível para que, eventualmente, seja feita a correção com calcário dolomítico. De qualquer maneira, a terra deve ser adubada antes do replantio e receber uma adubação por cobertura 30 dias após o replante.

È preciso controlar as ervas daninhas, arrancando-as e mantendo o solo sempre limpo. As ervas daninhas podem ser arrancadas com a enxada ou pode-se, também, utilizar pulverizações com herbicidas.

As doenças que mais atacam a cebola são a “queima das pontas” ou “mofo cinzento” e a “mancha púrpura”, que podem ser controladas através de métodos naturais ou através de pulverizações de fungicidas específicos, além delas, um grande número de outras doenças podem atacar uma plantação de cebolas. Podemos citar, como outras doenças que atacam essa cultura, o míldio ou lã preta e a antracnose, ou mal-das-sete-voltas. A principal praga a atacá-la é o tripes ou piolho.

Durante e após a colheita, deve-se tomar um cuidado especial com a cebola, principalmente durante o transporte, pois, com “batidas”, ela se estraga facilmente, perdendo o seu valor comercial e nem mesmo ficando em condições de armazenamento que, aliás, não pode durar muitos tempo.

Deixe uma resposta