A carambola
A carambola
A carambola é o fruto da caramboleira (Averrhoa carambola), árvore de tronco tortuoso e que pode alcançar até 9,5m de altura.
A fruta desta árvore é muito saborosa, quando madura, e é consumida in natura ou utilizada como matéria prima para a fabricação de doces, geléias e compotas. É uma fruta rica em vitamina C e com, aproximadamente, 30 calorias em cada 100g.
É uma árvore que se desenvolve em quase todos os tipos de solo, não é exigente, além de se adaptar a uma grande faixa climática, apesar de preferir climas mais quentes e necessitar de uma maior umidade.
Plantio e colheita
Em primeiro lugar, as mudas devem ser cultivadas em sacos plásticos e se formam através de sementes. Depois de desenvolvidas, as mudas devem ser transplantadas para o lugar definitivo, com um espaçamento por volta de 3x5m. Os sacos plásticos devem ser retirados, para não prejudicarem o desenvolvimento das raízes.
O plantio deve ser feito na época chuvosa, pois a caramboleira necessita de uma boa quantidade de água para o seu desenvolvimento inicial. Caso seja feito o plantio durante a época de estiagem, devem ser feitas regas regulares.
A primeira frutificação acontece no terceiro ano após o plantio, no caso de plantio feito com sementes.
Adubação
A adubação é feita de acordo com a análise do solo, verificando-se as carências de nutrientes e a necessidade de adubação. Deve ser repetida a cada 3 ou 4 anos, para garantir a continuidade da planta.
Tratos culturais e pragas
É necessária a poda regular e capinas, para manter o terreno limpo. A poda deve ser feita de forma a não deixar a copa da árvore muito densa, o que dificulta o arejamento.
A principal praga que ataca a caramboleira é a mosca-das-frutas, que pode ser facilmente controlada através de pulverizações ou armadilhas luminosas.
Publicar comentário