A raça caprina Saanen

0
12
A raça caprina Saanen

A raça caprina Saanen

A saanen é uma raça suíça da região do Appenzel, do vale do rio Saanen, e é considerada a raça mais leiteira do mundo. Possui pêlos curtos, é branca ou com pequenas manchas pigmentadas (na pele), nas orelhas, na marrafa, úbere e cascos. De grande porte, os bodes atingem 75kg e as cabras 50kg.

As suas características são: cabeça leve, comprida e fina, com perfil quase retilíneo, com ou sem chifres, podem ser mochas ou amochadas; orelhas pequenas, inclinadas para cima, embora sejam em pé; olhos claros, grandes, vivos e brilhantes; brincos e barba: podem ter ou não; mucosas amarelas ou rosadas; pescoço forte, largo e musculoso, com pêlos mais longos na sua parte superior (nos machos) e elevado, longo, fino e com a parte superior cortante nas cabras e com pêlos não muito grossos e mais longos do que no resto do corpo.

O corpo da saanen é comprido, com peito saliente mas amplo, largo e profundo, apresentando um perímetro torácico amplo e profundo. As costelas são bem separadas e bem arqueadas; linha dorsal quase reta, comprida e regular; lombo largo e bem desenvolvido; anca um pouco caída e larga; espáduas largas e bem inseridas; ventre bem volumoso.

Os membros apresentam um comprimento médio e bons aprumos dianteiros, sendo fortes com articulações firmes, nos machos e mais finos nas fêmeas. As unhas são amarelas e juntas. O úbere é simétrico, comprido, bem desenvolvido, profundo, largo, bem formado e, quando visto por trás, não apresenta uma divisão acentuada, possui textura fina e consistência esponjosa. As tetas podem ser médias ou grandes, paralelas, de textura média, bem afastadas, inclinadas para baixo e apontadas um pouco para a frente, sem tocar nas pernas.

Defeitos graves

– Cor que não seja branca; – Pêlos compridos; – Orelhas caídas; – Perfil convexo; – Chifres em “V” e torcidos.

Produção

A saanen produz, em média, de 2,6 a 3 litros de leite por dia em um período de lactação de 9 a 10 meses, durante o qual ela produz 720 litros. É uma raça prolífica, sendo comuns partos de 2 a 3 cabritinhos. É uma boa raça melhoradora e a mais espalhada em todo o mundo.

Os machos possuem uma bolsa escrotal desenvolvida e bem conformada, nela se encontrando 2 testículos médios e soltos. A saanen inglesa é mais baixa e possui pêlos mais curtos. No Brasil, seus pêlos ficam mais curtos, enrolados ou mesmo encaracolados.

Deixe uma resposta