×

Queda na demanda árabe faz BRF decidir por férias coletivas em frigorífico no Paraná

Queda na demanda árabe faz BRF decidir por férias coletivas em frigorífico no Paraná

Unidade da empresa em Carambeí, no interior do Estado, ficará parada por 20 dias a partir de 16 de novembro

 

A queda na demanda dos países árabes pelo frango brasileiro nos últimos meses levou a BRF a adequar as operações da sua unidade em Carambeí, no interior do Paraná. O frigorífico, com capacidade de abate de mais de 3 mil aves por hora, é especializado em cortes hallal, protocolo exigido por países de religião islâmica.

“A BRF informa que a unidade de Carambeí (PR) passará por ajustes operacionais, onde serão executadas obras de modernização a partir do dia 16 de novembro. O objetivo dessa medida pontual e previamente planejada é a adequação da produção à demanda do mercado”, aponta a companhia, em nota.

Apesar de a empresa não ter citado a redução no mercado árabe, Globo Rural apurou que, em reunião com o sindicato local no início de outubro, a BRF justificou a necessidade de conceder férias coletivas para adequar os estoques da unidade, que estariam sobrecarregados diante da menor demanda.

A empresa possui cerca de 1.600 trabalhadores e tem como principal cliente o mercado árabe, com destaque para a Arábia Saudita.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, as exportações brasileiras de carne de frango de janeiro a setembro deste ano estão 0,5% abaixo do registrado em igual período do ano passado. Para o mercado árabe, essa queda é de 5,7%, chegando a 9% no caso da Arábia Saudita.

 

 

site do café