Quantidade ideal de vacas para um touro na monta natural
A dúvida é muito frequente entre os produtores brasileiros que atuam com reprodução de gado. A aplicabilidade da quantidade ideal de vacas para um touro na monta natural é o que define o sucesso da ação. E consequentemente, dos negócios.
Para os que desconhecem esse método, a monta natural é o cruzamento do macho e da fêmea, sem interferência humana. A vantagem é que não necessita de mão de obra especializada no processo. A desvantagem é a indefinição da data de cobertura desse animal.
Saiba a quantidade ideal de vacas para um touro
O ideal é ter um reprodutor para cada 25 a 30 vacas, no máximo. Essa quantidade também é conhecida como 25:1. Esse número é o mais indicativo a partir de diversas avaliações. Entre elas, sobre a libido do animal.
O touro escolhido como reprodutor deve ter boa genética, pois a melhoria do seu rebanho dependerá dele. O aparelho reprodutor e testículos devem estar saudáveis, bem desenvolvidos e com bom diâmetro escrotal. O prepúcio do animal tem que ser curto para diminuir a incidência de parasitas e lesões dentro da propriedade.
Dicas para uma boa reprodução
- A estação de monta dura apenas três meses. Pode ser entre os meses de novembro a janeiro, período das águas, ideal para a reprodução.
- A vida de cobertura desse reprodutor tem início em torno de 30 meses de idade até 8 anos.
- Atenção na nutrição dos bovinos, seja das vacas, seja do touro. Todos os animais precisam estar saudáveis, livres de parasitas. E com um programa nutricional completo que não afete a fertilidade, pelo contrário, preserva a fecundidade.
Publicar comentário