Principais doenças na piscicultura

0
9
Principais doenças na piscicultura
Site do Café

Principais doenças na piscicultura

Os peixes em cativeiro podem sofrer várias enfermidades, o que pode causar prejuízos ao piscicultor. Alguns destaques são:
Ictioftiríase:
Popularmente conhecida como ictio ou “doença dos pontos brancos”, é causada pelo fungo Icthyophythirius multifilis.O parasita instala-se na pele ou nas brânquias de peixes de qualquer espécie e pode vir, até mesmo, em estágios mais avançados, a abandonar o seu hospedeiro e instalar-se no fundo do tanque, multiplicando-se.
Hidropsia infecciosa:
Atinge as carpas e há debates se sua causa ocorre por meio de vírus ou da bactéria Aeromata punctata. Ocasiona uma infecção abdominal nos peixes enfermos.
Verme de brânquias:
Causam infecções nas brânquias de qualquer peixe.
Argulose:
Também conhecida como “piolho de peixe”, geralmente ataca carpas e kingyos. Seu parasita é o crustáceo Argulus, que causa manchas vermelhas no corpo dos animais. A argulose está mais propensa a ocorrer em lagos ornamentais do que em aquários.
Saprolegniose:
Causada pelo fungo Saprolegnia, o qual provoca nos peixes infectados, manchas brancas ou salientes, como bolas de algodão, além de deixa-los sem apetite. Esta doença ataca peixes feridos ou debilitados.

Site do Café

 

Deixe uma resposta