×

Pragas na bananeira

Pragas na bananeira

1)Pesticida: Meu sogro, que quer iniciar o plantio de bananeiras, gostaria de saber se é preciso colocar algum pesticida no cultivo da fruteira.

A bananeira é uma planta de origem tropical do continente asiático e muito explorada comercialmente no mundo. Como qualquer planta, é alvo de diversas pragas e doenças em diferentes fases do seu cultivo, sendo que o grau de ataque depende da cultivar plantada, das condições climáticas do local de plantio e, principalmente, do manejo cultural adotado para a produção comercial. Se forem utilizadas todas as medidas preventivas, o uso de agroquímicos é relativamente baixo em comparação com outras frutíferas. A recomendação mais adequada, no entanto, é consultar um engenheiro agrônomo da região para fornecer orientações mais detalhadas sobre implantação de controle de pragas e doenças em um pomar de bananeira. Além disso, o profissional também pode fornecer informações relativas ao mercado da fruta, visto que os consumidores estão cada vez mais exigentes em qualidade.

2) Sigatoka e brocas: Tanto as bananeiras de minha fazenda, quanto as das plantações dos meus vizinhos, estão contaminadas pela sigatoka amarela e atacadas por brocas. Qual é o tratamento recomendado para eliminar a doença e a praga?

Dois importantes cuidados deve-se ter no plantio de bananeira. Um é proteger a planta do ataque da sigatoka amarela e negra, doença que inutiliza as folhas da planta com o aparecimento de pequenas manchas (da cor marrom passam progressivamente para a cor negra), prejudicando também a produção. São indicadas medidas preventivas para o controle da moléstia. Faça análise de solo e, de acordo com o resultado, aplique o fertilizante adequado; mantenha o local de plantio livre de plantas daninhas; regularmente, desfolhe e desbaste os ramos laterais (perfilhos); e abra valas de drenagem para evitar o excesso de umidade na área de produção. A adoção de variedades tolerantes à sigatoka, como nanicão IAC 2001, mysore, thap maeo, FHIA 18 e caipira, descarta o uso de pulverizações com produtos químicos, mas elas apresentam sabor um pouco diferente das tradicionais nanica, prata anã e banana maçã. Se houver ataque de broca na plantação, alguns procedimentos contribuem para impedir o avanço da praga. Em uma touceira já colhida, corte o mais baixo possível até atingir a parte mais dura do rizoma. Em seguida, corte um pedaço do pseudocaule com cerca de 10 centímetros de altura e coloque em cima do rizoma cortado. Repita a operação em três a cinco touceiras. Após uma semana, verifique a quantidade de besouros presente embaixo do pedaço do pseudocaule. Se for mais de três por touceira, está ocorrendo uma perda de cerca de 30% da produção. Para o controle da praga, coloque um produto químico sobre o rizoma cortado. Apesar de ser difícil de encontrar no varejo e ter baixa eficiência de controle, produtos biológicos (Beauveria bassiana) podem ser mais uma opção. Também é possível realizar diariamente a catação manual dos besouros e eliminá-los. É bom consultar um engenheiro agrônomo da região para mais orientações sobre pragas e doenças em um pomar de bananeira, além de informações relativas ao mercado de banana, visto que os consumidores estão cada vez mais exigentes em qualidade.

 

You May Have Missed