×

Porto do PR fará carregamento recorde de 103 mil toneladas de farelo de soja em um navio

Porto do PR fará carregamento recorde de 103 mil toneladas de farelo de soja em um navio

Operação para transporte até a Holanda deve levar cerca de cinco dias, se não houver paralisações por chuva ou umidade excessiva.

O navio Pacific South, de bandeira das Ilhas Marshall, vai carregar volume recorde de farelo para uma única embarcação no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, disse a empresa Portos do Paraná, em nota. Serão 103 mil toneladas do derivado.

Este também é o maior graneleiro já recebido no complexo, com 292 metros de comprimento e 45 metros de largura. O navio atracou no fim da tarde de segunda-feira (8/6) no berço 214, um dos três que compõem o corredor de exportação.

As 103 mil toneladas de farelo de soja serão carregadas a partir de três terminais. Cerca de 84 mil toneladas sairão da Coamo, 15 mil da Cotriguaçu e 4 mil dos silos públicos (horizontais).

O carregamento deve levar cerca de cinco dias, se não houver paralisações por chuva ou umidade excessiva, segundo a administração portuária, que cita previsão da empresa responsável pela operação, a Cargill. O farelo seguirá para o porto de Amsterdã, na Holanda.

Embarque de soja no Porto de Paranaguá (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)
(Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

O volume de 103 mil toneladas supera em 13 mil toneladas o recorde anterior, registrado em 27 de maio de 2019, quando o navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros, havia carregado 90 mil toneladas de farelo de soja no porto. Desta vez, a embarcação é 38 metros maior.

Em média, segundo a Portos do Paraná, os navios graneleiros recebidos no Porto de Paranaguá medem entre 199 e 229 metros de comprimento e costumam receber pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo).

 

site do café