×

Ovo de codorna: saiba resolver problemas na criação das aves

Ovo de codorna: saiba resolver problemas na criação das aves

Os ovos de codorna necessitam de boa origem da matriz e reprodutores, controle sanitário e nutrição para ter sucesso

Construí uma chocadeira em minha casa para aumentar a minha criação de codornas, mas não nascem filhotes em metade dos ovos chocados e, os que conseguem vingar, morrem um a dois diariamente. Há ainda ovos produzidos sem casca ou com ela muito mole. O que faço?

Muitos problemas encontrados na criação de codornas podem ser resolvidos com boas práticas de manejo das aves. Para ter sucesso na incubação de ovos de codornas é importante contar com boa origem das matrizes e reprodutores, nutrição e controle sanitário das aves. Forme famílias de um macho para cada três ou quatro fêmeas.

Ovos com peso médio entre 11 e 12 gramas devem ser selecionados a fim de obter filhotes com pesos semelhantes e lotes equilibrados, evitando disputas no convívio diário. Escolhidos, armazene os ovos por três a cinco dias com a camada de ar voltada para cima – extremidade mais convexa (redonda). Recomenda-se que o local seja fresco e arejado, com temperatura média de 17ºC, sem que ultrapasse a 23,9ºC para evitar o início do desenvolvimento embrionário fora da incubadora, provocando mortalidade na fase inicial.

Outra medida necessária é incubar os ovos selecionados seguindo as indicações de uso da incubadora, porém mantendo umidade relativa do ar de 60% a 70%. O nascimento ocorre após 17 a 18 dias.