O quiabo
O quiabo
É uma planta que se desenvolve melhor com temperaturas médias entre 22 e 25 ºC, não suportando temperaturas muito frias. Prefere solos argilo-arenosos ou areno-argilosos. O pH do solo mais indicado é entre 6 e 6,5.
A época de plantio vais de setembro a janeiro, nas regiões mais frias. Nas regiões mais quentes do País, pode ser plantado durante todo o ano.
O espaçamento indicado é de 25cm entre as covas e 1m entre as linhas. Outra forma possível é o plantio em sulcos, onde as sementes devem ser distribuídas por toda a extensão do sulco. Cada metro do sulco deve receber cerca de 5kg de esterco de curral. É muito importante que se faça uma análise do solo, antes de se iniciar o plantio, para que sejam detectadas as necessidades de correções. No caso de plantio em covas, devem ser colocadas 3 sementes em cada uma.
O que mais ataca este tipo de plantação são pulgões e insetos mastigadores. As doenças mais comuns são a podridão-úmida-dos-frutos, crestamento de folhas, oídio e doenças causadas por fungos, como a murcha-verticular.
A colheita é realizada cerca de 70 ou 80 dias após o plantio, podendo prolongar-se por alguns meses.
Devem haver regas regulares, à cada 3 dias. Elimina-se as plantas menos desenvolvidas, deixando-se apenas 8 plantas por metro linear, quando o plantio for feito dessa forma. Pode ser feita a rotação de culturas, sendo mais indicada com o alface, cebola e tomate, entre outros. Outra providência a ser tomada são as podas, cortando-se as hastes que estejam com mais de 15 cm.
Publicar comentário