Horta – como plantar Mostarda (Sinapis alba)
Considerada uma erva daninha em algumas situações, a Mostarda pode ser cultivada no jardim de casa. Suas sementes (amarelas, beges ou castanho-claras e de sabor picante) são utilizadas napreparação de molhos para uso em churrascos, pizzas, saladas e muitas outras preparações culinárias.
A Mostarda é uma planta herbácea anual, de caule ereto, folhas longas e estreitas com bordas serrilhadas. Atinge em torno de 1,0 m de altura e suas flores são pequenas, amarelas, em inflorescência terminal, seguidas de frutos redondos.
A época de plantio da mostarda é de março a abril, quando os dias tornam-se mais curtos. Como a planta costuma florescer em dias longos, elas tem assim um período para desenvolver a massa foliar antes da época de florescimento.
O ciclo da cultura é de 130 dias após a semeadura e pode ser feita com colheitadeira de cereais. É uma excelente opção para culturas de inverno. Contém um glicosídeo amargo solúvel em água e a enzima mirosinase. Tem propriedades medicinais, como ajudar na digestão e ser diurética.
A Mostarda, planta de clima ameno, pode crescer em uma ampla faixa de temperaturas desde que não ultrapasse os 27°C.
Esse tipo de planta tem seu melhor desenvolvimento atingido quando em contato com a luz solar direta, mas também aceita cultivo em locais de sombra parcial, especialmente durante o verão ou em regiões mais quentes.
Como plantar Mostarda
1. Certifique-se de que o solo esteja bem drenado e que seja fértil à cultura, com matéria orgânica suficiente ao seu desenvolvimento.
2. As mostardas se desenvolvem bem quando o pH do solo está acima de 6.
3. Mantenha o solo sempre úmido. Tenha o cuidado de não encharcá-lo.
4. Plantes as sementes diretamente no local definitivo, ou em sementeiras ou em módulos. Fora do local definitiva, elas deverão ser transplantadas quando as mudas estiverem desenvolvidas a ponto de serem manuseadas.
5. Respeite o espaçamento entre plantas (de acordo com cada espécie).
6. A espécie conhecida como “mostarda-oriental” permite o cultivo facilmente em jardineiras e vasos de tamanho maior.
7. Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.
8. Colha as folhas a partir entre 40 a 70 dias do plantio, de acordo com a cultivar e com o sistema de plantio.
Publicar comentário