Escarificador

0
72
Escarificador
Site do Café

Escarificador

O escarificador é um implemento agrícola utilizado no preparo da terra que apresenta algumas diferenças nos resultados obtidos, se o compararmos ao arado convencional e à grade. A sua utilização quebra a compactação do solo, que ocorre pela utilização dos outros implementos mecanizados. O solo fica menos pulverizado, diminuindo bastante a possibilidade do desenvolvimento de processos erosivos.

Este implemento permite o trabalho em locais com solo totalmente seco e como não movimenta a terra lateralmente, esta não se acumula nos terraços, como ocorre no preparo do solo com arados mecanizados.

Apesar de apresentar muitas vantagens, como todos os demais implementos utilizados para o preparo do solo, o escarificador apresenta algumas deficiências. Não existe implemento perfeito para todas as situações ou terrenos e isto deve ser sempre lembrado pelos agricultores. Desta forma, o que devemos fazer é escolher o implemento que mais se adeqüe ao preparo do solo, em cada situação específica.

No caso do escarificador, podemos dizer que ele, por exemplo, é menos adequado para o combate às plantas invasoras, se compararmos à eficiência da grade pesado ou do arado.

O escarificador não é um implemento capaz de substituir totalmente o arado e a grade pesada em muitas situações. Em áreas novas, por exemplo, nas quais encontramos muitas raízes, rochas e tocos, o escarificador não consegue fazer o trabalho dos outros implementos.

Apesar dessas deficiências, o escarificador é considerado muito prático, imprimindo grande velocidade ao preparo do solo. Sua velocidade é praticamente o dobro do arado, tornando-se possível uma área duas vezes maior, no mesmo tempo. Desta forma, obtemos uma grande economia de combustível e de tempo de trabalho, o que diminui, também, o custo da mão-de-obra.

Devido às suas características bastante diferenciadas em relação aos outros implementos e à forma como revolve o solo, a terra preparada com o auxílio de um escarificador apresenta uma grande capacidade de retenção de água.

Muitas vezes, na mesma propriedade rural, devido aos diferentes tipos de solo, topografia e fases de preparo da terra, é importante que o agricultor tenha à sua disposição várias opções de máquinas e implementos, para obter os melhores resultados no preparo do solo e, consequentemente, uma colheita mais lucrativa. Por esta razão, o escarificador deve ser considerado como uma ótima alternativa que, em muitos casos, pode significar uma importante redução nos custos de produção.

Deixe uma resposta