Enfermidades dos peixes

0
14
Enfermidades dos peixes
Site do Café

Enfermidades dos peixes

A ictiopatologia é o ramo da patologia que estuda as doenças dos peixes.  Em cativeiro, as doenças estão entre os motivos que mais matam essa população, ao contrário do que ocorre em águas naturais.

Os peixes podem ser atacados pelas seguintes enfermidades causadas por parasitas, bactérias, micoses, vírus, tumores, de metabolismo, traumas e ecológicas.

Para se diagnosticar um problema ictiopatológico, o piscicultor deve fornecer o máximo de informações precisas sobre o peixe (como espécie, sexo, idade, comprimento, peso, origem da água, etc.) para o reconhecimento clínico (ou anamnese). Em seguida, um exame completo deve ser realizado no animal, a ponto de se observarem sua superfície externa, sua musculatura, seus olhos, brânquias, além de um exame interno. Por fim, para o exame laboratorial, o piscicultor deve enviar ao local amostras de peixes vivos, moribundos e congelados.

Neste processo, são quatro tipos de exames a serem feitos, na seguinte ordem: bacteriológico, parasitológico, virológico e histopatológico.

Por fim, detectada a enfermidade, deve-se seguir os procedimentos técnicos para a sua eliminação. Em alguns casos, por mais que se tenha dado a criação como perdida, o resultado dos exames permitirá ao piscicultor mais cautela para iniciar uma próxima criação de peixes no sentido de prevenção de doenças.

Site do Café

Deixe uma resposta