×

Criação de minigado

Criação de minigado

O minigado é resultado do cruzamento e melhoramento genético da raça uruguaia miniudi com as europeias anãs

Gostaria de informações sobre como criar minivacas.

Gado em miniatura tem até 1 metro de altura e peso abaixo de 200 quilos, mas apresenta as mesmas características dos seus pares em tamanho convencional. Enquanto o miniboi é capaz de realizar serviços de tração de cargas leves, a minivaca tem potencial para produzir de 6 a 8 litros de leite por dia após a reprodução, além de gerar bezerros que podem ser vendidos a partir de seis meses de vida.

O minigado é resultado do cruzamento e melhoramento genético da raça uruguaia miniudi com as europeias anãs. Adquira exemplares de produtores com referência e fornecedores de animais saudáveis, robustos e resistentes. Dê preferência para minibovinos de 80 centímetros a 1 metro de altura, sendo as fêmeas com pelagens preta, castanha e de duas ou mais cores (malhada), as que têm mais potencial de comércio. Um conjunto de um macho e 10 minivacas permite obter rentabilidade com a criação.

Um abrigo rústico, que pode ser feito com materiais disponíveis na propriedade em local com luminosidade e ventilado, é o suficiente para protegê-los em dias de chuvas intensas e de sol escaldante.

A alimentação dos animais é à base de gramíneas no pasto, porém pode ser complementada com diferentes tipos de capim, além de braquiária e napier. Também comem leguminosas e grãos sem restrições. Sal mineral é fornecido como suplemento.

A fase de reprodução das minivacas inicia-se com dois anos de vida e, em criações com manejo correto e tratamento adequado, pode se estender até os 30 anos de idade. São nove meses de gestação e seis meses de amamentação. Após dois meses, a fêmea já pode voltar a procriar. Mantenha os animais saudáveis, com acompanhamento veterinário e em dia com o cronograma de vacinas.