×

Criação de Cabras, Um Negócio Rentável

Criação de Cabras, Um Negócio Rentável

Criação de Cabras, Um Negócio Rentável

Criação de Cabras, Um Negócio Rentável

Com uma procura crescente por novas formas de utilização da terra e por criações de animais que possam oferecer um bom retorno financeiro para o produtor, a criação de cabras vem sendo uma ótima opção, com muitas vantagens para o pecuarista. Uma demanda crescente por seus produtos lácteos têm proporcionado aos seus criadores uma boa comercialização, encontrando bons preços.

O leite de cabra é, sob muitos aspectos, superior ao de vaca. Além dos produtos lácteos, que estão em alta no mercado, sua carne e pele também possuem um bom valor para venda, inclusive no exterior.

Nas regiões norte e nordeste do Brasil, encontramos os maiores rebanhos, criados de forma extensiva. Nas regiões sul e sudeste, encontramos as melhores criações, compostas de animais de raças mais puras e aperfeiçoadas e com sistemas de produção que propiciam maior produtividade.

O leite de cabra, como já foi dito, é superior, em muitos aspectos, ao de vaca e possui algumas aplicações diferenciadas. É um leite com alto valor nutritivo, sendo rico em proteínas, sais minerais, caseína, açúcares e vitaminas. Para se ter uma idéia, um litro de leite de cabra equivale, em nutrição, a 8 ovos ou 150g de carne de frango ou a 900g de batata. Já é conhecido, há muito tempo, como fonte de alimento para crianças recém-nascidas que não se adaptaram ao leite humano. Muitas vezes, é o único alimento que a criança consegue ingerir no período após seu nascimento. É a diferença entre a vida e a morte. Por esse motivo, uma das aplicações comerciais para o leite de cabra é, justamente, as maternidades.

O leite de cabra pode ser comercializado de muitas formas, in natura, em pó, fresco ou no sistema longa-vida. O caminho que o produtor deve tomar, antes de iniciar a criação, é verificar como sua produção poderá ser comercializada e para quem. Encontrar uma cooperativa ou procurar o auxílio de associações de criadores é sempre um ótimo começo. Depois disso, deve ser decido qual o sistema de criação, as raças mais adequadas e o tamanho inicial da criação. Lembramos que a criação não deve ser maior do que a capacidade de escoamento da produção, sob o risco de prejuízos para o produtor.