Confinamento de bovinos é simples e tem bons resultados
Estima-se que 10% do gado do Brasil tem origem no confinamento. E é um mito achar que no confinamento de bovinos sempre há um bom retorno. Na verdade, é preciso cuidados indispensáveis para obter giro rápido, carne com qualidade e boa criação na propriedade.
Cinco dicas importantes sobre o confinamento de bovinos
1 – A escolha dos animais: foque sempre na genética para obter bom ganho de peso. A estratégia de escolher animais mais baratos e com ganho de peso limitado quase sempre não traz resultado esperado.
2 – Pesagem intermediária: poucos produtores fazem, mas pode ser um diferencial no confinamento. Quando é feita, é possível observar se o ganho de peso está correto. E se existe algum ajuste no confinamento. Além de estudar se tem animais que podem sair antes desse confinamento.
3 – Respeite o espaço mínimo: 12 metros por animal é o adequado e o cocho com 15 cm por cabeça.
4 – Molhe os currais com frequência: essa ação segura a poeira, proporciona mais conforto aos animais e evita doenças respiratórias.
5 – Faça uma faixa de cal na entrada do confinamento: funcionará como uma barreira higienizadora. Então, todo automóvel ou pessoa que entrará no ambiente não o contaminará, pois evita a transmissão de vírus e bactérias.
Essas cinco dicas são simples, mas trazem bom resultado, e consequentemente, sucesso na propriedade.
Publicar comentário