Como ter uma jabuticabeira no pomar caseiro

0
56
Como ter uma jabuticabeira no pomar caseiro
Site do Café

Como ter uma jabuticabeira no pomar caseiro

A jabuticaba é uma fruta tipicamente brasileira. Uma das variedades mais saborosas é a sabará, que apesar do tamanho pequeno, é bem doce e tem a polpa bem fina. Devido ao seu sabor, a jabuticaba é muito utilizada na produção de licores.

O ideal é que se plante a árvore a partir de uma muda enxertada, a fim de que ela comece a frutificar com 5 ou 6 anos (do contrário, a primeira frutificação pode levar até 20 anos). Os melhores terrenos para se plantar um pé de jabuticaba são aqueles de lugares baixos, porém, não encharcados. As covas devem ser separadas com 9 a 10 metros de distância nos dois sentidos.

Se a planta for cultivada em lugares secos, é preciso rega-la com o auxílio de uma mangueira. Isto ajudará a jabuticabeira a frutificar duas ou mais vezes por ano (ou seja, fora de época). Entretanto, quando ocorrer a frutificação, a colheita deve ser feita de uma vez só, já que os frutos têm curta duração no pé (e quando caem da árvore, ficam “passados”).

É importante pulverizar a jabuticabeira quando esta ainda se encontra no estágio inicial de desenvolvimento para evitar que a ferrugem ataque os seus frutos. A pulverização deve ser feita com calda bordalesa (preparada industrialmente) a cada 10 dias.

Deixe uma resposta