Como prevenir e combater Estrias

0
68
Site do Café

O que são as estrias?

As estrias são cicatrizes derivantes de lesões ocasionadas pelo rompimento de fibras elásticas e colágenas que sustentam a camada intermediária de nossa pele. Essas lesões acontecem, normalmente, quando há um estiramento repentino da pele, como acontece na gravidez, por exemplo, e são caracterizadas por linhas paralelas de cor arroxeada, rósea ou branca sobre a superfície da pele.

A condição pode afetar tanto os homens, mas também, e principalmente, as mulheres. Mesmo não causando complicação médica alguma na maior parte dos casos, as estrias são motivos para preocupação estética, por conta da aparência que tem.

Quais são as causas das estrias?

Como já dito, as estrias se originam de um estiramento repentino da pele, que pode ser advindo das seguintes situações:

  • Gravidez;
  • Puberdade;
  • Ganho de peso em um curto período de tempo;
  • Excesso de exercícios físicos;
  • Colocação de próteses de silicone;
  • Uso excessivo de anabolizantes;
  • Aumento de estatura abrupto;
  • Uso prolongado de corticoides para tratamentos de doenças de pele, como o eczema.

Além desses, outros dois pontos podem ocasionar o aparecimento de estrias: o fator genético e alguns tipos de síndromes, como a síndrome de Cushing, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos.

Quais os sintomas e tipos de estrias?

As estrias podem ser classificadas em dois tipos: as de cor rósea, que significa que são lesões recentes, e as de cor esbranquiçada, que significa que já são lesões antigas cicatrizadas. Dentre os locais mais comuns que elas aparecem, estão o abdômen, quadril, costas, ombros, seios, coxas e nádegas.

Seus sintomas se limitam, principalmente, às cores que as estrias podem vir a ter. As estrias rosadas, por serem mais recentes, podem vir acompanhadas de leve coceira e inflamação. Além disso, as que são causadas pelo uso de corticoides são em maior quantidade, mais grossas e possuem uma coloração mais escura do que o normal.

Como me prevenir das estrias?

É certo que não tem como impedir a barriga de crescer quando se está grávida ou de fazer com que o adolescente não cresça quando ele está na fase da puberdade. Mas, mesmo diante disso e por mais que não haja uma maneira que previna em 100% o surgimento de estrias no corpo, algumas medidas, quando são tomadas, podem sim preveni-las ou, ao menos, retardar o seu aparecimento. São elas:

  • Manter-se hidratado, bebendo de 2 a 3 litros de água diariamente;
  • Manter um peso saudável;
  • Massagear a pele com hidratante melhora a circulação e estimula o crescimento de novas camadas de tecido epitelial.

O óleo de café verde destaca-se como um dos antioxidantes de origem vegetal mais eficazes do mundo por ter na sua composição ácido clorogênico e de tocoferol (mais conhecido como vitamina E), e também a presença de polifenóis (quatro vezes mais potentes que a vitamina C e três vezes maiores que o chá verde) e flavanóides, que juntos tornam-se um poderoso aliado contra o envelhecimento da pele, no combate a rugas e linhas de expressão, os indesejados “pés de galinha”, sulcos ao redor da boca (bigode chinês) , manchas na pele, é muito eficaz no combate e prevenção de estrias e celulite e ainda ajuda o cabelo a crescer evitando o corte químico.

A loja JOÃO SHOP, tem o único óleo de café verde orgânico do Brasil, para comprar basta clicar no banner abaixo:

Deixe uma resposta