Várias receitas culinárias têm nos ingredientes do tempero o segredo de um sabor único e especial. Em pitadas ou em porções sob medida, podem ser o principal motivo do sucesso de uma refeição. Há ainda condimentos que não só agradam o paladar, como é o caso do cardamomo (Elettaria cardamomum), que à comida empresta um perfume intenso e marcante até para os olfatos mais fracos.
Aromático, o cardamomo vai bem com café, chás, chocolate quente – as sementes são matéria-prima para a produção de licor – e na combinação de alimentos de pratos variados, inclusive em sobremesas, sorvetes, com frutas cítricas e cozidas. Contudo, de uso popular e milenar entre os asiáticos, por aqui o pacová, como também é conhecido, frequenta pouco a cozinha dos brasileiros. Por isso, somado a um plantio fácil e sem necessidade de muito espaço, é um bom candidato para compor a cesta de culturas que servem de fonte de renda para o produtor.
A utilidade do cardamomo é extensa em panelas e travessas, além de ser fornecedor de diversos nutrientes. Conta com vitaminas A, B e C, carboidratos e, entre os minerais, destacam-se potássio, ferro, cálcio e magnésio. Com longa lista de benefícios à saúde humana, o alimento conserva poder na melhora da pele, fortalece o cabelo e tem efeito até na prevenção do câncer de mama, de próstata e de ovário. Rico em fibras, ajuda no funcionamento do intestino, facilita a digestão e produz um óleo que ajuda a tratar úlceras estomacais
De composição forte, o cardamomo é tido como calmante, auxilia no alívio de dores de cabeça e de dente e pode combater a halitose, por conter propriedade antibacteriana. No entanto, o condimento também contém sódio e gorduras, sendo dotado de 300 calorias um punhado de 100 gramas.
O cardamomo pertence à família Zingiberaceae, a mesma do gengibre. É um arbusto com altura entre 1 e 1,50 metro, folhas grandes, flores brancas e frutos verdes. Os frutos ou cápsulas possuem sementes negras que devem ser colhidas antes de amadurecer e podem ser usadas inteiras, moídas ou para a extração de óleo essencial.
Originária da Índia, onde já era conhecida desde o ano 700 d.C., a especiaria chegou à Europa em 1200. Entre os condimentos mais caros do mundo, tem seu uso bastante difundido em países árabes e do Sudeste Asiático, onde é utilizado para aromatizar o café. No Brasil, é possível encontrá-lo em mercados municipais e em lojas de especiarias.
MÃOS À OBRA
>>>Início Todo plantio deve contar com material de qualidade. Por isso, adquira mudas sadias de estabelecimentos idôneos e com referência. Por ser uma espécie com poucos cultivos comerciais no país, ainda não existe muita oferta de mudas. Para fazer a própria muda, há no mercado cápsulas (frutos com 20 a 25 sementes) maduras sem beneficiamento.
>>>Ambiente Boa parte do país conta com clima quente e úmido, ideal para o crescimento da espécie. As regiões da Floresta Amazônica, Bahia e Vale do Ribeira, em São Paulo, são exemplos de alguns lugares adequados para o cultivo do cardamomo, que ainda precisa de 50% a 70% de sombra. Portanto, pode ser consorciado com outras culturas como seringueira, cacaueiro e essências florais.
>>>Propagação Coloque sementes de frutos maduros em substrato leve e permeável, mantendo umidade e área protegida. Após a emergência, que leva de 20 a 30 dias, transplante para vasos ou sacos de cultivo quando contar com quatro folhas. Leve-a para o canteiro ou área definitiva assim que a planta estiver com, pelo menos, 30 centímetros de altura.
>>>Plantio Deve ser feito em solo levemente úmido, rico em material orgânico e permeável e em locais sombreados. Abra covas de 40 centímetros de lado e altura e as preencha com terra da superfície e matéria orgânica. Pode ser esterco ou outra fonte.
>>>Espaçamento Varia de 1,5 a 3 metros entre plantas, deixando as medidas maiores entre as filas de plantio ou adequando com cultivos consorciados. Aproveite espécies usadas para sombreamento.
>>>Cuidados Após o plantio, mantenha o solo úmido, mas sem encharcar. Em áreas sombreadas e com chuvas bem distribuídas, geralmente o solo mantém a umidade adequada. A distribuição de cobertura morta ao redor da planta ajuda na umidificação e melhora o teor de matéria orgânica no solo. Como não há necessidade de podas, apenas elimine folhas e hastes secas.
>>>Produção Entre 30 e 36 meses após o plantio de mudas propagadas por sementes, ou 18 meses com uso de mudas de rizoma. Formam-se em touceiras e lançam inflorescências na base. Para assegurar o aroma e o sabor típicos do cardamomo, colha as cápsulas com sementes que apresentam casca verde-claro ou amarelada, fase em que os frutos se destacam facilmente da haste floral. Um plantio bem conduzido pode render de 150 a 200 quilos de cápsulas secas.
>>>Beneficiamento Depois da coleta das cápsulas, coloque-as para secar sob o sol ou em estufas. A secagem artificial é mais rápida, porém, deixa os frutos com coloração esverdeada ou amarelo-esverdeada, que não é apreciada pelo comércio.
RAIO X
Solo: levemente úmido, permeável e rico em material orgânico
Clima: quente e úmido
Área mínima: vasos, jardineiras e quintais, desde que com 50% a 70% de sombra Colheita: 1 ano e meio, de mudas oriundas de rizomas, e cerca de 3 anos, com sementes Custo: o preço das mudas de rizomas é, em média, de R$ 5