×

Como os astronautas fazem café expresso no espaço

Como os astronautas fazem café expresso no espaço

Como os astronautas fazem café expresso no espaço

Como os astronautas fazem café expresso no espaço

Máquina de café expresso desenvolvida para a Estação Espacial Internacional (Divulgação)

Na segunda-feira, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foi equipada com uma máquina de café expresso. O objeto chegou a bordo de uma nave Soyuz, que levou os astronautas Terry Virts, Anton Shkaplerov e Samantha Cristoforetti para a estação. Pesando 20 quilos, a ISSpresso — nome dado à máquina — foi desenvolvida pela Lavazza Coffee e a empresa de engenharia Argotec, ambas italianas.

O item mais importante do café expresso é a pressão. De acordo com o Instituto Nacional Expresso Italiano, a água quente precisa atingir o café a uma pressão de 9 bars para que ele possa ser considerado um expresso italiano. Sem a ajuda da gravidade, porém, a tarefa fica mais complicada. A água quente e o café se transformariam em gotas e sairiam flutuando pela estação, podendo ferir os astronautas e os sensíveis equipamentos eletrônicos da ISS.

Por esse motivo, todo o processo da ISSpresso é feito no interior da máquina: á água adquire calor e pressão circulando pelo equipamento e é atirada em uma cápsula de café. O resultado é bombeado para um tipo de saco plástico, de onde o astronauta bebe o café com um canudo. De acordo com o jornal The Guardian, o vice-presidente da empresa de café, Giuseppe Lavazza, garante que o gosto é exatamente igual ao dos expressos terrestres.

A Argotec trabalha neste equipamento desde 2012, quando o astronauta italiano Luca Parmitano disse, depois de apenas uma semana em órbita, que a única coisa da qual ele sentia falta era um bom expresso italiano.