Como a localização pode influenciar na implantação de um ranário

0
100
Como a localização pode influenciar na implantação de um ranário
Site do Café

Como a localização pode influenciar na implantação de um ranário

Quando pretendemos implantar um ranário, devemos tomar uma série de precauções ou medidas, levando em consideração que há um conjunto de condições para que, não só possamos construi-lo mas para que ele seja economicamente viável, proporcionando os lucros esperados. Assim sendo, devemos examinar a questão da localização, uma das mais importantes, sob diversos aspectos, entre eles, os seguintes:

Clima

O clima da região em que vamos implantar o ranário é um fator decisivo na produção comercial ou intensiva de rãs. Devemos levar em consideração, também, as possibilidades de suas variações serem mais ou menos bruscas, o que é bastante pernicioso para as rãs.De um modo geral, podemos afirmar que a ranicultura é possível em todo o território brasileiro, desde que proporcionemos às rãs, as condições mínimas por elas exigidas.

Temperatura

É de grande importância, porque atua diretamente sobre o metabolismo das rãs, em todas as suas funções orgânicas, acelerando-o ou retardando-o, chegando mesmo a paralisá-lo (neotenia). Na prática, as temperaturas mais elevadas, normais para as rãs, significam maior rapidez na incubação dos ovos, maior velocidade durante a metamorfose e, portanto, precocidade, atingindo com maior rapidez os pesos desejados (maior ganho de peso) e o estado adulto, entrando em reprodução mais cedo.Teremos, assim, rãs maiores e mais pesadas, em menor tempo, o que representa maiores lucros e um giro de capital mais rápido. Além disso, temperaturas mais elevadas concorrem para maior produção de insetos e outros animais que vão servir de alimento para as rãs. Julgamos, por essas razões, que os ranários devem ficar localizados em regiões cujas temperaturas médias sejam superiores a 20 ºC e ideal entre 22 e 32 ºC. Sob este aspecto, as regiões Norte e Nordeste do Brasil são ideais, porque suas temperaturas são quase constantes e sem quedas ou mudanças bruscas, indo de 20 a 32 ºC e oscilando, normalmente, entre 28 e 30 ºC.

Temperaturas inferiores às citadas atrasam a criação e a produção das rãs em todas as suas fases de vida ou idades, principalmente durante a metamorfose. As temperaturas acima de 35 ou 36 ºC podem causar prostração e inapetência nas rãs.

Altitude

É outro fator muito importante. Quanto mais baixa a altitude, maior é a oxigenação do ar e, indiretamente, da água, o que é de grande importância para ovos, embriões e girinos. Além disso, nessas regiões, a temperatura é sempre mais elevada do que nas montanhas, nas quais são sempre mais frias e sujeitas a quedas e variações bruscas.Umidade relativa do ar

É outro elemento a ser considerado, pois devemos criar rãs nas regiões mais úmidas, isto é, com maior umidade relativa do ar que, neste caso, deve oscilar em torno de 80%.
Site do Café

Deixe uma resposta