Como agem os herbicidas
Como agem os herbicidas
Os herbicidas são amplamente utilizados no controle e combate às plantas daninhas. São uma opção bastante eficiente no controle da propagação das invasoras, principalmente em grandes plantações, nas quais outros métodos seriam inviáveis, devido à grande extensão das lavouras.
Existem várias marcas e tipos de herbicidas, que agem sobre as plantas daninhas de formas diferentes, mas igualmente eficientes. Cada tipo de herbicida é desenvolvido de acordo com necessidades específicas de atuação e, por isso, atuam de maneira a combater as invasoras com eficiência.
Existem vários grupos de herbicidas, no que diz respeito à sua aplicabilidade e mecanismos de ação, ou seja, cada grupo de herbicida atua de maneira diferente pois são criados para atuar e combater plantas daninhas diferentes. Podemos citar os principais grupos de herbicidas, de acordo com seu agente ativo ou mecanismo de ação:
– inibidores da síntese do tetrapirrole;
– inibidores de fotossíntese;
– inibidores de divisão celular;
– mimetizadores da auxina;
– inibidores da síntese de lipídeos;
– inibidores da síntese de carotenóides;
– inibidores da síntese de aminoácidos.
Como vimos acima, cada grupo atua sobre as plantas daninhas de maneira diferente, agindo através, principalmente, da inibição de processos vitais desses vegetais, o que leva ao controle eficiente das mesmas. Inibindo o processo de fotossíntese, por exemplo, um herbicida pode facilmente eliminar as plantas daninhas e em um curto espaço de tempo. Os grupos acima descritos possuem em comum uma estrutura química básica e causam efeitos semelhantes, nas plantas que devem ser por eles atacadas.
Um profissional técnico da área deverá sempre ser consultado para que o tipo mais indicado de herbicida seja utilizado, visando obter os resultados mais eficientes no combate das invasoras e evitando que a lavoura seja prejudicada ou “contaminada”. Cada grupo de herbicidas atua, não só através do mesmo princípio químico sobre o metabolismo das plantas daninhas mas, também, são indicados para o mesmo grupo de vegetais, que podem ser eliminados através de um determinado processo químico.
Publicar comentário