Coco: veja dicas de como cuidar do coqueiro
Se as folhas do coqueiro anão estão nascendo “queimadas”, com as pontas secas e atrofiadas, é recomendado pulverizar a planta
Gostaria de saber quais os principais cuidados que devo ter com um pé de coqueiro anão plantado no quintal de casa, cujas folhas estão “nascendo queimadas”, com as pontas secas e bem atrofiadas.
Existe uma grande interação entre o ácaro-da-necrose (Aceria guerreronis) e a deficiência de Boro que prejudica os coqueiros. Enquanto a praga torna as folhas centrais necrosadas, deformadas, com a base da raque intumescida, a ausência do elemento gera folhas curtas e pregueadas. Recomenda-se pulverizar a planta com a mistura de um acaricida registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a cultura do coqueiro, óleo de algodão bruto a 1,5% e detergente neutro a 1,0%. Inicialmente, misture o óleo ao detergente até homogeneizar bem e, em seguida, acrescente o acaricida e água. Com a solução pronta, pulverize a planta nas horas mais amenas do dia, direcionando o jato da calda para a folha flecha (folha central ainda fechada) e para a face inferior dos folíolos das folhas mais novas, onde as colônias do ácaro estão abrigadas. Realize três aplicações da mistura a cada oito dias. Simultaneamente ao tratamento do ácaro, indica-se a distribuição no solo ao redor da planta de 30 gramas de ácido bórico. A emissão de folhas sadias ocorrerá após dois meses terminado os tratamentos. Vale lembrar que, para o uso dos produtos, é obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e cuidados com o rosto para evitar a inalação da substância.
Publicar comentário