Características e utilizações do húmus

0
40
Características e utilizações do húmus
Site do Café

Características e utilizações do húmus

O húmus nada mais é do que uma matéria orgânica que sofreu o processo da humificação (resultante da decomposição de animais e plantas mortos ou subprodutos). Por não apresentar nenhum tipo de produto químico e pelo elevado grau de mineralização dos seus componentes orgânicos, o húmus apresenta diversas vantagens para o agricultor. A primeira delas, é que pode ser associado a qualquer tipo de cultura, sem restrições.

Outra característica importante é que por ser um produto natural, o húmus não degrada o meio ambiente e, ainda, reduz o impacto ambiental causado pelo esterco verde devido a sua lenta decomposição (fermentação). Assim, ele diminui a utilização de adubos químicos e de gastos com estes produtos.

Por possuir uma alta capacidade de retenção de umidade, o húmus impede com que as chuvas levem os nutrientes do solo. Seu poder natural de aeração melhora a porosidade da terra, o que acelera os processos de resgate biológico da mesma.

O pH do solo também pode ser catalisado e mediado por meio do húmus: isto porque sua matéria orgânica contém macro e micro-organismos essenciais para uma boa neutralização da acidez do solo.

Além de tudo isto, o húmus libera uma maior quantidade de nutrientes minerais em seus componentes orgânicos, o que proporciona uma maior absorção de nutrientes pelas plantas. Por isto, ele também pode ser usado na germinação de sementes de espécies nativas, preparo de tubetes para a inoculação das mudas e adubação de canteiros e gramados. Mas o húmus também pode ser utilizado indiretamente em paisagismos e nos reflorestamentos mistos voltados à restauração de áreas degradadas de preservação permanente.

Deixe uma resposta