×

Câmara quer convocar Salles para falar sobre avanço das queimadas no Pantanal

Câmara quer convocar Salles para falar sobre avanço das queimadas no Pantanal

Comissão vai pedir ao presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que bote em votação requerimento para ministro esclarecer ações do governo

A comissão da Câmara dos Deputados que estuda estratégias para enfrentar as queimadas vai pedir ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que coloque em votação um requerimento para convocar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para explicar quais ações o governo tem tomado para combater os incêndios no Pantanal.

A iniciativa foi debatida nesta quinta-feira (24/9) durante a reunião do colegiado, recém-criado, para traçar um plano de trabalho. “A convocação do ministro Salles já estava sendo organizada na Câmara. Já chegamos ao número regimental de 171 assinaturas, suficientes para convocação”, informou a deputada Rosa Neide (PT-MT), que coordena a comissão.

Além da convocação de Salles, o colegiado quer ouvir o Ministério da Defesa, instituições como a Embrapa e responsáveis por coordenar o turismo no Pantanal. Também serão ouvidos cientistas, pesquisadores, representantes de povos tradicionais e originários a respeito da situação na região.

“As próximas reuniões, as convocações que faremos e todas as iniciativas tomadas pelo parlamento serão, inicialmente, para colaborar com essa questão do controle do fogo, que é a urgência nesse momento”, afirmou a deputada. “Não temos ação coordenada do governo federal e, por isso, nossa preocupação é não ver o Pantanal ardendo”, acrescentou.

Até o momento está prevista a realização de seis audiências públicas para debater a situação do Pantanal. Posteriormente, o colegiado deve se debruçar sobre a situação de outros biomas. Os deputados também vão analisar propostas que tratam da preservação do pantanal, entre eles o Projeto de Lei (PL 9950/18) que trata da conservação e do uso sustentável do Pantanal, a chamada Lei do Pantanal.

De autoria do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), a proposta, entre outros pontos, lista as atividades que deverão ser incentivadas no Pantanal, entre elas o extrativismo sustentável da flora nativa e determina ainda que o governo institua uma política de pagamento por serviços ambientais para conservação da vegetação nativa do Pantanal.

Salles visita Pantanal

Nesta quinta-feira (24/9), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi a Poconé (MT), a cerca de 100 quilômetros de Cuiabá, para inspecionar áreas afetadas pelos incêndios no Pantanal. Em pouco mais de um mês, é a segunda vez que o ministro visita a região para checar as ações de combate ao fogo e a real dimensão dos estragos.

Em 18 de agosto, Salles sobrevoou áreas próximas ao Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé (MT). Na ocasião, o ministro prometeu disponibilizar “tudo o que fosse necessário para conter os incêndios”.

site do café