Nutrição para gado de leite: confira a receita
Confira receita de nutrição para gado de leite
Escolher a melhor nutrição para vacas de leite é uma das principais dúvidas dos produtores que atuam nesse tipo de pecuária. A produtividade leiteira está diretamente ligada à nutrição para gado de leite. Como alternativa, existe uma ração que pode ser servida ao gado leiteiro. Para isso, é necessário dividir a lactação do animal em três fases:
1 – período pré-parto: nessa fase, é necessário observar o escório corporal do animal. Lembrando que escório muito alto ou muito baixo pode trazer problemas no momento do parto. Se estiver equilibrado, sirva somente pastagem e um bom concentrado, que são suficientes.
2 – início da lactação: a lactação no período pós-parto tem uma crescente que dura até 60 dias. Quando atinge esse período, a vaca encontra-se no pico da lactação. O indicado nesse momento é maximizar a alimentação servida a esse animal. E mesmo com essa ação, o produtor irá perceber que o escório tenderá a diminuir, pois esse alto consumo não atende o gasto de energia para essa lactação e para esse aumento.
3 – fase intermediária: após 60 dias do parto, a lactação diminui, mesmo assim, não diminua a quantidade de ração servida ao animal. Esse momento é importante para recuperar o escório corporal para as próximas crias.
Publicar comentário