×

Limão e figo atacados por pulgões e formigas

Limão e figo atacados por pulgões e formigas

Saiba o que fazer para combater estas pragas

Tenho em casa um pequeno quintal onde cultivo algumas plantas, as quais estão tendo problemas com pulgões e formigas. As folhas dos pés de limão estão se dobrando e o tronco da figueira está morrendo devido ao ataque de brocas. O que devo fazer?

A presença de formigas nas plantas está associada, possivelmente, com a infestação de pulgões. Em limoeiros e em outras plantas cítricas, os pulgões normalmente excretam o excesso de substância açucarada que sugam – a seiva. Ao atrair formigas pelo aroma adocicado, esse líquido é espalhado por elas na superfície da folha, formando um substrato para o desenvolvimento do fungo chamado fumagina.

O controle desse sistema é realizado por meio da eliminação dos pulgões com inseticidas de contato ou sistêmicos, os quais devem ser pulverizados nas fruteiras na época de infestação. A utilização de repelentes como a calda de fumo, por exemplo, poderá trazer resultados satisfatórios. Sem o causador do processo, as formigas e a fumagina desaparecem com a ação de chuvas ou de ventos. A compra e a aplicação de defensivos agrícolas devem ser feitas somente com receituário agronômico.

No caso da figueira, para a qual existem diversas espécies de insetos com larvas que danificam troco e ramos, recomenda-se a poda seguida da queima dos ramos atacados. O esmagamento das larvas nas galerias com auxílio de arame pode ser outro método de controle.

É bom lembrar a importância de contar com o acompanhamento de um profissional da área agrícola em todas as etapas do processo de produção. Há uma legislação vigente no país que não deve em hipótese alguma ser negligenciada.