×

Saiba como fazer adubo orgânico e pesticida natural

Saiba como fazer adubo orgânico e pesticida natural

A escolha vai depender do cultivo para o qual o adubo orgânico será destinado e do problema que necessita do uso de um defensivo

Gostaria de aprender a fazer adubo e pesticida orgânico

Existem diversos produtos alternativos para diferentes finalidades, como adubação e controle de pragas e doenças. Portanto, a escolha vai depender do cultivo para o qual o fertilizante será destinado e do problema que necessita do uso de um defensivo. Em geral, adubos orgânicos utilizam esterco bovino e cama de aviário. Porém, de difícil obtenção e custo elevado, podem apresentar problemas de contaminação química e biológica.

Desenvolvido pela Embrapa Agrobiologia, há uma tecnologia para produção de adubos e substratos orgânicos de origem 100% vegetal, que pode ser acessada pelo vídeo. Para dar resistência às plantas contra o ataque de parasitas e enfermidades, a equipe técnica da Estação Experimental de Seropédica da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) possui uma fórmula chamada agrobio. Para a produção de 500 litros do biofertilizante, reserve para fermentação por uma semana a mistura de 200 litros de água, 100 litros de esterco fresco de bovino, 20 litros de leite de vaca, ou o soro, e 3 quilos de melaço. O caldo, que ainda inclui o acréscimo de vários outros ingredientes em um processo que leva semanas, pode ser pulverizado na produção de mudas, hortaliças folhosas e de frutos. Se a intenção é combater traça e broca do tomateiro, lagartas do cartucho e da espiga do milho, lagarta da maçã e da broca da cana-de-açúcar, por exemplo, pode ser utilizada a vespa Trichogramma spp. para o controle biológico. Também são opções o Baculovirus anticarsia para evitar a incidência da lagarta da soja; Metarhizium anisopliae, para afastar cigarrinhas das pastagens, formigas e carrapatos; Acremonium sp., para controlar as lixas do coqueiro; e Beauveria bassiana, para combater o gorgulho da cana-de-açúcar e da broca da bananeira. Muito utilizada para fins medicinais e como pesticida, a planta nim (Azadirachta indica) tem ação inseticida sobre a maioria dos insetos-pragas. A mistura de soluções feitas a partir de alho e cavalinha é destinada para o controle do míldio do pepino.