×

Pandemia tem menor impacto no movimento de cargas nas estradas do Brasil desde março

Pandemia tem menor impacto no movimento de cargas nas estradas do Brasil desde março

Segundo pesquisa, reabertura gradual da economia contribuiu para o resultado.

A demanda por transporte rodoviário de carga registrou o menor impacto devido à pandemia de Covid-19 em quase quatro meses. Segundo pesquisa da NTC&Logística, a melhora é resultado da reabertura gradual da economia, com a flexibilização das medidas de isolamento social.

O levantamento apontou na última semana uma variação negativa de 27,18% em relação aos níveis pré-pandemia, avanço de 3,3 pontos percentuais na comparação semanal e melhor resultado desde 29 de março, quando a queda foi de 26,9%.

Essa é a terceira semana consecutiva que a pesquisa aponta recuperação no movimento de cargas. O percentual de empresas do setor com queda no faturamento também diminuiu, atingindo 83% – era 88% na semana anterior. O resultado é o melhor desde abril.

De acordo com a pesquisa, a redução na demanda para cargas fracionadas, que contêm pequenos volumes, foi de 21,77% frente aos níveis pré-pandemia. Já para cargas lotação, que ocupam toda a capacidade dos veículos,, a retração chegou a 30,90% na semana.

site do café