×

A reprodução dos búfalos

A reprodução dos búfalos

A reprodução dos búfalos

A reprodução dos búfalos

A reprodução e, especialmente, o controle da reprodução dos búfalos, como em outras criações, é de grande importância para que o criador obtenha bons resultados e lucros com seu empreendimento pecuário.

Duas épocas do ano são consideradas as mais importantes na reprodução dos búfalos. A primeira acontece nos meses de março e abril, nos quais se concentram as coberturas, devido à maior ocorrência de cios. Apesar disso, é importante que coloquemos os touros junto das fêmeas antes, por volta do início de fevereiro, para que estes se acostumem e se adaptem à elas. A outra época de grande importância no ciclo reprodutivo ocorre nos meses de janeiro a maio, sobrepondo-se, em parte, à época dos acasalamentos. Neste segundo período, acontece o maior número de parições do ano.

Os touros já podem começar o seu trabalho de reprodutores aos dois anos ou dois anos e meio de idade, no máximo e podem continuar no processo reprodutivo até os 6 anos. As búfalas, por sua vez, iniciam as parições após 3 anos de idade, podendo parir novamente após 400 a 450 dias. A idade indicada para que as búfalas comecem a receber cobertura é por volta dos 20 a 24 meses de idade.

Além da idade apropriada, os touros devem passar por um exame completo, para que possamos detectar possíveis problemas nos órgãos reprodutores e, desta forma, evitar animais que não estejam totalmente aptos entrem em reprodução. Os exames também devem ser feitos nas fêmeas, que devem estar em plenas condições físicas para suportar uma gravidez com saúde.

Um ponto de extrema importância é a alimentação dos bubalinos, durante o período reprodutivo. Antes da concepção, os touros e búfalas devem estar bem nutridos, para que possam gerar animais saudáveis e produtivos. Após confirmada a prenhez, o criador deverá adotar uma dieta especial para cada fase da gestação, para que a gravidez seja tranqüila e que os recém-nascidos sejam fortes, saudáveis e estejam em condições de atingir um ótimo desenvolvimento.

Após a parição, as búfalas devem receber uma alimentação especial, durante o período de lactação, para que a produção leiteira seja adequada, tato para as crias, quanto para produção de leite para comercialização.

Para aumentarmos o nível de fertilidade do rebanho, um dos fatores mais importantes é a nutrição adequada. Com boas pastagens e a oferta de forragens e ensilagem, a percentagem de prenhez é bastante elevada, ficando entre 70 a 90%. Após os 12 anos de idade, a fertilidade das búfalas decai acentuadamente, com parições a cada dois anos. Desta forma, o melhor é eliminá-las do processo reprodutivo, para que não haja uma queda no nível geral de fertilidade do rebanho.

De uma forma geral, podemos dizer que a alimentação e o controle das montas e parições são as melhores medidas para que o criador obtenha bons resultados. É muito importante que haja a concentração das montas na mesma época, não deixando que algumas fêmeas tenham as suas crias em diferentes épocas do ano.