Comercialização da carne de búfalo
Comercialização da carne de búfalo
O búfalo é um animal que produz uma carne vermelha com 40% menos colesterol e 11% mais proteína, se comparada à carne bovina e, além disso, o seu sabor é bastante similar. Entretanto, com todas estas vantagens aparentes, a comercialização desse tipo de carne, historicamente, não costuma ser tão fácil quanto a dos bovinos.
Os motivos que sempre “atrapalharam” a produção bubalina são o menor rendimento de carcaça e a menor aceitação do couro. Além disso, o fator cultural, ou seja, o hábito da população de não consumir outras carnes em substituição à bovina, é bastante significativo.
Para incentivar mercado, amenizando os problemas comerciais dos produtos de origem bubalina, principalmente a carne, as associações de criadores estão tendo um papel fundamental: Investimentos conjuntos no marketing da carne de búfalo ou a criação de programas de qualidade, com “selos” de garantia das associações, são importantes passos dados na direção de se criar um mercado melhor para o búfalo, no Brasil.
Ninguém duvida do potencial produtivo dos búfalos, nem mesmo os grandes pecuaristas que criam bovinos para corte. Desta forma, o que se espera é que haja uma melhoria, ainda maior, no mercado de carne de búfalo, sem mencionar os outros produtos desse animal, como o couro, leite e a famosa muzzarela de búfala.
Devido à famosa rusticidade dos búfalos, atribui-se a eles uma grande capacidade de produção, sem que haja a necessidade de cuidados especiais. De certa forma, essa afirmação pode ser considerada correta mas, na realidade dos grandes pecuaristas, somente a tecnologia, cuidados intensivos, boas instalações e controle genético, podem assegurar alta qualidade associada à alta produtividade. Mesmo assim, apesar do custo por hectare de uma criação de búfalos poder ser maior que o de uma criação bovina, os resultados financeiros obtidos serão maiores, por se tratar de um animal extremamente produtivo.
Outros fatos importantes para o pecuarista interessado na criação de búfalos são os dados de produtividade desse animal. O búfalo é um animal que apresenta uma taxa de mortalidade bastante inferior ao dos bovinos (2,5% contra 4% dos bovinos); o intervalo entre os partos é consideravelmente menor, em relação aos bovinos, podendo chegar a uma diferença de mais de 150 dias. Além disso, há um dado de grande importância: a idade de abate dos búfalos situa-se entre 2 e 3 anos, enquanto que o abate dos bovinos ocorre aos 4 anos. Por último, podemos citar, pela sua relevância, que a vida útil de uma búfala (20 anos) é bastante superior à de uma vaca (9 anos).
A principal conclusão que podemos chegar, no que diz respeito à situação do mercado da carne de búfalo no Brasil, é que muita coisa ainda precisa ser feita, apesar desse animal e sua carne já terem conquistado uma importante fatia do mercado de carnes. Entretanto, o búfalo ainda continua mais famoso pela produção da muzzarela feita com o leite de búfala. O quadro favorável que encontramos na comercialização do leite e da própria muzzarela pode e deve ser estendido para a produção de carne.
Com certeza, a produção de carne de búfalo é uma maneira mais produtiva e rentável para o fornecimento de carne à população Contudo, isso só irá acontecer, em escala mais significativa, se houver uma mobilização dos produtores de todo o País, num esforço de marketing completo, que atinja desde o grande público, em uma campanha voltada ao incentivo do consumo desse tipo de carne, até os responsáveis pela cadeia de distribuição, pois de nada adiantará o público se interessar em consumir a carne de búfalo, se não for possível ou fácil encontrá-la nos supermercados e nos frigoríficos.
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