×

Como conservar o leite na fazenda

Como conservar o leite na fazenda

Como conservar o leite na fazenda

Como conservar o leite na fazenda

Por suas propriedades naturais, o leite contém muitos micro-organismos. Por isto, mesmo após a realização de uma ordenha correta, é preciso ter cuidados que mantenham a qualidade do produto. Quando se finaliza a ordenha, o leite está a uma temperatura entre 35°C e 37°C, o que pode facilitar a multiplicação dos micro-organismos e, assim, causar acidez no produto. Para evitar a multiplicação dos micróbios, é preciso baixar a temperatura do leite para, no mínimo, 10°C.

Se a ordenha foi feita em condições deficientes de higiene, é provável que o leite também contenha certas impurezas, como restos de cama animal, terra, pêlos, partículas de esterco, insetos etc. Neste caso, é preciso, antes, que se filtre o leite.

Para isto, o recomendado é filtrar o produto com filtros de tecido de náilon, os quais devem estar rigorosamente limpos. Nos filtros, coloca-se água fria e detergente. O enxágue deve ser feito com hipoclorito de sódio ou com algumas gostas de alvex na água de enxágue. Não é recomendado filtrar o leite por meio de panos, os quais podem contaminá-lo ainda mais.

Após a filtração, o resfriamento deve ser feito imediatamente. Uma das maneiras mais usadas no processo é a que coloca os tarros de leite dentro de um tanque com água fria, sendo que o leite deve ser agitado de vez em quando para homogeneizar a temperatura e diminuir o resfriamento.

Mas este também é possível por meio de geladeira ou freezer, mas ainda assim, faz-se necessário a sua agitação até a temperatura atingir os 10°C ou menos.