Plantas nectaríferas e poliníferas
Plantas nectaríferas e poliníferas
Essas plantas devem estar à disposição das abelhas durante todo o ano, para evitarmos períodos prolongados de escassez. No Brasil isso é possível, porque temos milhares de plantas apícolas durante todo o ano. Portanto, reveste-se da maior importância a flora da região em que vamos instalar o apiário, qualquer que seja o seu tamanho.
Em regiões pobres de flores, as abelhas mal conseguem pólen e néctar para a sua alimentação, o que nos impede de colher mel, por menos que seja a quantidade, pois correremos o risco de liquidarmos a colmeia, pela fome.
O mel é fabricado com o néctar, uma secreção açucarada produzida pelos nectários florais e extra florais e que possui diversos açúcares. As abelhas têm preferência por certas plantas, procurando-as mais do que a outras, devido ao seu sabor e aroma, à facilidade de acesso à fonte de néctar, à escassez de alimentos, etc.
Os fatores que influem na produção de néctar são os mesmos que concorrem para o melhor estado vegetativo das plantas. As apícolas podem ser nativas do Brasil (que é riquíssimo sob este aspecto) ou cultivadas.
Em outros países, as nativas não se revestem de tanta importância, porque 80% da sua produção se baseia em néctar e pólen obtidos nas plantações, ao contrário do que acontece em nosso país, pois nossa produção de mel é quase toda baseada em nossos recursos naturais.
Com a contínua profissionalização da apicultura no brasil, inclusive pelo fato do mercado exterior ter se aberto para os nossos produtos nos últimos anos, muitos apicultores, entretanto, já baseiam as suas produções de mel em plantas cultivadas, para que o mel obtenha o sabor característico de uma determinada planta. Desta forma, o apicultor poderá obter preços mais elevados para a sua produção e ainda exportá-la com maior facilidade, em alguns casos.
Podemos citar, entre plantas melíferas nativas e cultivadas, as seguintes:
– abacateiro;
Publicar comentário