O plantio do pimentão
O plantio do pimentão
A plantação de pimentão pode ser feita de maneira comercial ou para consumo próprio, num sítio, fazenda ou quintal. Neste caso, de plantação para consumo próprio, ele é muito bom pois é um ingrediente indispensável em pratos deliciosos, portanto, ideal para se plantar sem fins comerciais.
O pimentão prefere climas quentes e embora produza também nos frescos, não resiste às geadas. Os solos mais indicados para o seu cultivo são os profundos e porosos.
Pode ser semeado durante quase todo o ano, sendo melhor se semeado de agosto a fevereiro na região Centro-Sul. Semear em linhas separadas 5 cm e com 3g de sementes por m². Germinação: 8 a 10 dias.
A repicagem deve ser feita quando as mudas tiverem 5cm de altura. O transplante para o local definitivo deve ser feito quando as mudas tiverem de 15 a 20cm ou quando tiverem de 4 a 5 folhas. O espaçamento deve ser de 1m entre as linhas e 40 a 50cm entre as plantas. Deve ser regado normalmente.
A colheita acontece de 120 a 130 dias após a semeadura e durante 90 a 120 dias. As doenças e pragas mais comuns são a antracnose, mancha-das-folhas e mosaico.
Devemos adubar com 20ton de esterco ou composto, por hectare. A adubação mineral é feita diretamente nos sulcos, de acordo com a análise do solo. Os tratos culturais se resumem em manter a cultura sempre limpa, amarrar as plantas em tutores (varas de 1m, feitas de bambu ou madeira) e irrigar sempre que necessário, para se manter a terra sempre úmida.
A colheita deve ser feita com os frutos ainda verdes, mas bem desenvolvidos. Começa 90 dias após o replantio e continua por 60 dias. Os pimentões que passarem do ponto, perdem seu valor comercial.
Publicar comentário