A uva e seu cultivo
A uva e seu cultivo
Plantação
Pode ser por sementes, estacas, gomos, mergulhia e enxertos. As mais utilizadas são as por estacas e a enxertia, sendo que esta última é a mais indicada e empregada em todos os tipos de plantação.
Localização
O parreiral deve ficar em terrenos que não sejam muito úmidos nem arenosos, de preferência os pedregosos, os de encostas ou terrenos em declive, principalmente para as variedades viníferas.
Plantio
Fazer valetas de 50cm de largura por 80cm de profundidade, encher com matéria orgânica (estercos, palhas, etc.), desde o fundo até 1/3 de sua altura. Pegar 1kg de farinha de osso, 2 de calcário em pó e 500g de cinza de madeira e misturar com a terra tirada da cova. As distâncias são de 2m entre as fileiras e 1,5m entre as plantas, e em curva de nível, quando o terreno é inclinado. As mudas devem ser plantadas no seu período de repouso, desde que perdem as folhas até começar a brotação, quando a circulação da seiva é reativada. A melhor época para isso é de junho a agosto.
Variedades
O seu número é muito grande, destacando-se: para mesa, as Isabel, Moscatel, Pirovano e Itália e, para vinhos, as Cabernet, Merlot, Riesling, etc.
Poda
É o corte dos galhos, folhas, etc. para evitar um excesso de crescimento da planta em detrimento da sua produção e para permitir um maior arejamento e entradas de luz e calor, o que diminui a incidência de doenças e pragas e proporciona melhores condições para um melhor amadurecimento dos frutos e o aumento do seu teor em açúcares. Temos a poda seca ou de inverno, quando é feito durante o período de repouso da planta e a poda verde, quando é feita depois da brotação e enquanto as plantas ainda possuem suas folhas. Na uva Niagara, devemos deixar 2 a 3 gemas nos galhos podados e 7 a 10 na Itália, Patrícia, etc.
Condução da planta
A videira necessita de um apoio, para que se desenvolva e produza normalmente. Por isso, devemos fornecer-lhe um apoio sobre o qual ela se fixa por meio das gavinhas que nele se enrolam. Há dois sistemas de apoio: a latada ou girau, construída com mourões fixos e entre os quais são estendidos arames a uns 2m de altura, formando uma rede sobre a qual vai se apoiando e fixando a videira, é uma espécie de cerca de mourões aos quais são fixados 3 ou 4 fios de arame e separadas 2m umas das outras, o que proporciona maior aeração, recebendo a videira mais luz e calor, o que permite que as uvas amadureçam mais rápida e uniformemente.
Publicar comentário