Traíras, fungos e bactérias podem machucar o peixe jundiá

0
337
Site do Café

Em açudes as espécies acará, jundiá e lambari podem morrer devido a qualquer alteração da água ou pelo ataque de outros organismos.

Entre os peixes, como bagres e traíras, que vivem há cerca de 15 anos no açude escavado com 300 metros cúbicos de água abastecido por um rio, acarás e lambaris são a maior parte dos que aparecem mortos, enquanto as carpas capim não apresentam nenhum dano. O que será que está acontecendo?

Acarás e lambaris são espécies sensíveis a qualquer alteração da qualidade da água, como uma forte chuva, por exemplo. Diferentemente, as espécies de carpa são bem mais resistentes. Na imagem, contudo, aparentemente trata-se de um jundiá (Rhandia quelen), que está acometido por fungos (espécie de bolor na parte dorsal) e, provavelmente, por bactérias (manchas vermelhas na parte ventral). Por ser um peixe resistente, é muito difícil identificar os motivos que o levaram a esse estado. As ocorrências, contudo, podem ter iniciado com machucados nos peixes provocados pelas traíras existentes no açude.

Deixe uma resposta