Sinais de fecundação das coelhas

0
105
Sinais de fecundação das coelhas
Site do Café

Sinais de fecundação das coelhas

Não há sinais seguros que indiquem, imediatamente, se a coelha ficou enxertada, sendo necessários de 8 a 15 dias para que possamos ter certeza de que está realmente em gestação.

Quando fica prenha, a coelha, entre outras alterações, torna-se mais calma, seus movimentos são mais lentos, perde a vivacidade, seu andar se modifica, altera-se a forma de seu corpo, principalmente o ventre que se avoluma.

Existem ainda alguns processos que podem dar alguma indicação sobre se a coelha está ou não para dar cria e entre eles temos:

– prova do acasalamento: se a coelha for levada ao macho, alguns dias após o acasalamento e não o aceita, dele fugindo e principalmente dando alguns grunhidos, é possível que esteja prenha. Esta prova, porém, não é segura, porque as coelhas quase sempre aceitam o macho, até mesmo poucos dias antes do parto;
– exame das mamas: as glândulas mamárias das coelhas se desenvolvem pouco depois da ovulação e mais na segunda semana de gestação. Para examiná-las, basta o criador segurar uma das tetas, com os dedos indicador e polegar e fazer um movimento de vai-e-vem. Se a pele estiver grossa, é sinal de que a coelha está em gestação. Esse exame é mais positivo no 24º dia, quando os pêlos se abrem, aparecendo as tetas, mais ou menos desenvolvidas;
– palpação ventral: é o método mais seguro para verificar se a coelha está realmente em gestação e pode ser efetuado de 10 a 15 dias após o acasalamento.

Para o exame ou palpação, colocar a coelha com a cabeça virada para o operador que, com uma das mãos a contém, segurando-a pelas orelhas e pelo do dorso. Com a outra mão aberta coloca, nas virilhas da coelha, de um lado o polegar e do outro o dedo indicador. Com a palma da mão, faz uma leve pressão sobre a barriga da coelha e depois vai fechando ao mesmo tempo, a mão e os dedos, com movimentos para a frente e para baixo.

Quando a coelha está prenha, o operador sente escorregar, entre seus dedos, alguns “caroços” arredondados, em geral em cadeia e que são os fetos. Os fetos podem ser confundidos com tumores ou com as pelotas de fezes, mas estas são mais duras e arredondadas.

A fecundação, nas coelhas, também pode ser diagnosticada por métodos laboratoriais.

Deixe uma resposta