Salsa ou salsinha

0
110
Salsa ou salsinha
Site do Café

Salsa ou salsinha

A salsa (Petroselinum crispum), também conhecida como salsinha, é uma hortaliça de origem européia, mais especificamente da Itália, muito apreciada como condimento utilizado na preparação de molhos, sopas, etc. Existem algumas variedades, mas as duas mais consumidas no Brasil são a portuguesa e a comum, de folhas mais largas.

Devido à sua origem, esta planta se adapta melhor em climas temperados e até mais frios, como o que encontramos no Sul do Brasil e em algumas outras partes do país. As temperaturas indicadas para esta cultura vão de 8ºC à 22°C, mas resistindo, sem problemas, a temperaturas um pouco mais altas. No caso de temperaturas muito baixas, o seu crescimento fica inibido, enquanto que o calor acelera o seu crescimento.

Prefere solos orgânicos ou os areno-argilosos, desde que bem drenados e com pH entre 6,0 e 6,5. Não é muito exigente quanto à fertilidade do solo e, por esta razão, não é necessário fazer adubação em solos ricos. No caso de solos de média e baixa fertilidade, é indicada a adubação, de acordo com os resultados de uma análise prévia do solo. Normalmente a adubação é feita com esterco de curral.
Em locais de clima mais ameno, o plantio pode ser feito durante o ano inteiro como, por exemplo, na região Sul, parte do estado de São Paulo e regiões serranas de diversos estados brasileiros. Nas regiões com inverno menos rigoroso, o plantio deve ser feito de março à junho.
O plantio é feito diretamente no local definitivo, por meios de sementes lançadas em sulcos com 1 a 1,5cm de profundidade, com espaçamento de 30cm entre os sulcos. Normalmente utiliza-se cerca de 2 a 3g de sementes por metro quadrado de canteiro.
Os tratos culturais são bastante simples, consistindo em regas diárias e a manutenção da limpeza do canteiro, evitando o desenvolvimento de plantas invasoras. Quando as plantas atingem cerca de 5cm de altura, devemos fazer a raleação, isto é, escolher as melhores e arrancar as menos desenvolvidas, deixando-as com espaçamento de 10 a 15cm entre elas.
A colheita é iniciada, normalmente, sessenta dias após a semeadura. Nesta ocasião, devem ser arrancadas as melhores plantas ou cortadas as folhas mais desenvolvidas.
É uma planta bastante resistente às pragas e doenças, mas que pode ser atacada por doenças causadas por fungos, como a mela, por exemplo. As pragas mais comuns nesta cultura são os pulgões, grilos e lagartas, entre outras.

Deixe uma resposta